BlackBerry anuncia fim da produção de telemóveis

  • Ana Luísa Alves
  • 29 Setembro 2016

Talvez hoje seja um dia para recordar. Afinal não é todos os dias que a BlackBerry anuncia que vai deixar de produzir smartphones.

Se tiver um BlackBerry guarde-o bem. A empresa canadiana anunciou esta quarta-feira que vai deixar de produzir telemóveis. Depois de ter entrado em competição com os telemóveis da Apple e da Samsung, a BlackBerry vai parar a produção de telemóveis e deixa a função para as empresas concorrentes.

Esta decisão não é surpresa, depois de divulgados os resultados da venda do último smartphone lançado, o BlackBerry Priv. De acordo com estimativas da consultora Gartner, no segundo trimestre deste ano a participação da companhia foi de 0,1% no mercado mundial, o equivalente a 400,4 mil unidades vendidas, um valor bastante abaixo dos 5 milhões que a fabricante esperava vender para continuar no negócio de telemóveis.

John Chen, CEO da BlackBerry, declarou que a intenção da empresa é focar-se no software, e que os dispositivos serão produzidos por outras fabricantes. “A companhia planeia encerrar todo o desenvolvimento de hardware interno e vai delegar essa função para os parceiros”, explicou num comunicado, acrescentando que o foco está no setor empresarial e nos governos, e não tanto no consumidor.

Os resultados da empresa no segundo trimestre foram de 325 milhões de dólares, abaixo das previsões dos analistas que apontavam para 390 milhões de dólares. Este ano a BlackBerry enviou apenas 400.000 telemóveis no segundo trimestre fiscal, metade do que vendeu no mesmo período do ano passado.

Segundo um analista da Bloomberg Intelligence, Matthew Kanterman, aquilo que está a acontecer era inevitável. “A empresa não tem os volumes de unidade para sustentar um negócio rentável”, disse Kanterman.

Embora a marca tenha liderado o mercado na produção de smartphones, foi atingida pela Apple, com o iPhone. Desde então todas as tentativas de voltar a liderar o mercado foram falhadas.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BlackBerry anuncia fim da produção de telemóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião