Que “pântano” político quer Marcelo evitar?premium

Há exatamente 20 anos emergiu da política portuguesa um "pântano político", expressão do então primeiro-ministro socialista António Guterres, que se demitiu após uma derrota autárquica.

A história repete-se?Esta é uma dúvida que está na cabeça de Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, quando avisa que quer garantir "estabilidade [política] sem pântano". A expressão de António Guterres ficou na história da política portuguesa quando o então primeiro-ministro socialista decidiu demitir-se do cargo após uma derrota nas autárquicas. Foi em 2001, exatamente há 20 anos, e em 2021 o paralelismo existe com as autárquicas à porta. Costa rejeitou esse cenário antes da pandemia, mas a preocupação assola Marcelo haja legislativas antecipadas ou não. " Portugal enfrenta um momento em que existe uma crise internacional que contribuiu para o abrandamento da nossa economia e que exige uma resposta renovada da sociedade portuguesa para a poder enfrentar e vencer. Tal

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.