UE exportou 34 milhões de doses da vacina Covid-19 para fora do bloco
A União Europeia exportou 34 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para outros países. Reino Unido recebeu 9,1 milhão de doses, os EUA receberam 954 mil doses e o Canadá 3,9 milhões de doses.
A União Europeia (UE) exportou 34 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para outros países, incluindo 9,1 milhões de doses para Reino Unido, avançou o Bloomberg (acesso condicionado).
Até ao dia 9 de março, foram exportadas 954 mil doses para os Estados Unidos, 3,9 milhões para o Canadá e cerca de um milhão de doses para o Reino Unido só na última semana. Para o México foram enviadas 3,1 milhões de doses, enquanto o Japão recebeu 2,7 milhões.
O documento, distribuído aos embaixadores da UE, mostra que o bloco exportou para 31 países, tendo autorizado 249 dos 258 pedidos de exportação.
Na terça-feira, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acusou os EUA e o Reino Unido de instituírem uma proibição das exportações, algo que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, negou.
Boris Johnson disse que queria “corrigir” Charles Michel. “Deixem-me ser claro, não bloqueámos a exportação de uma única vacina ou componente de vacina”, disse. “Opomo-nos ao nacionalismo das vacinas em todas as suas formas”.
A questão da exportação de vacinas está a ser alvo de polémica nos últimos dias, com a UE a vacinar a um ritmo muito mais lento que o Reino Unido ou os EUA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE exportou 34 milhões de doses da vacina Covid-19 para fora do bloco
{{ noCommentsLabel }}