FMI diz que a dívida grega é “explosiva”

  • Lusa
  • 27 Janeiro 2017

O Fundo Monetário Internacional diz que "a dívida grega é altamente insustentável" e "vai tornar-se explosiva a longo prazo". O fundo apela à Zona Euro para propor medidas de alívio "mais credíveis".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera a situação da dívida grega “insustentável” e “explosiva” a longo prazo e apela à zona euro para propor medidas de alívio “mais credíveis”, indica um relatório citado hoje pela AFP. Este diagnóstico compromete seriamente a participação financeira do FMI no terceiro programa de assistência financeira à Grécia concedido pela zona euro em 2015.

“Mesmo com a plena aplicação das reformas económicas com as quais o país se comprometeu no quadro do programa” de assistência, “a dívida grega é altamente insustentável” e “vai tornar-se explosiva a longo prazo“, quando o Governo tiver de recorrer ao mercado para se financiar a juros mais elevados, refere o FMI. Se não forem adotadas medidas de alívio, a dívida grega deve atingir 275% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, indica o relatório.

De acordo com as suas regras internas, o FMI, que participou nos dois programas de resgate concedidos anteriormente à Grécia, em 2010 e 2012, não pode conceder empréstimos a um país se considerar a dívida deste insustentável. O relatório a que a AFP teve acesso apela à zona euro para fazer mais no sentido de aliviar a dívida grega e permitir a participação do FMI no programa.

A instituição pede medidas precisas, como a extensão das maturidades dos empréstimos até 2070 e o alívio dos reembolsos até 2040. O FMI adverte, no entanto, que, se Atenas não aplicar as reformas exigidas pelos credores, a viabilidade da dívida não estará garantida, mesmo com medidas de alívio drásticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI diz que a dívida grega é “explosiva”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião