Marcelo tentou travar desconfinamento em jantar com Costa
Presidente da República está preocupado com subida do Rt, maior circulação das pessoas nos últimos dias, escassez das vacinas e imprevisibilidade da pandemia.
Num jantar com o primeiro-ministro na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa aconselhou tentou travar o desconfinamento, nomeadamente do comércio. O Presidente quer cautela, tal como refere o seu decreto de renovação do estado de emergência. Segundo avança o Expresso, Marcelo ainda não sabe bem o que esperar do plano do Governo.
De acordo com o que apurou o semanário, o Presidente está preocupado com a subida do Rt (índice de transmissibilidade), preocupação que transmitiu a Rui Rio na reunião de quarta-feira. Porém, não é o único assunto com o qual Marcelo se preocupa: há ainda a escassez das vacinas e a maior circulação de pessoas nos últimos dias. Transmitiu ainda a António Costa que é melhor um plano para três meses do que para seis. Costa tem, assim, de um lado a pressão do Presidente, por outro a pressão do país, cansado do confinamento, a ver os números a decrescer.
Outro assunto que preocupa o Presidente é o facto de o desconfinamento ser baseado em modelos matemáticos, quando na realidade a pandemia é imprevisível. Com as alterações súbitas do vírus, poderá ser necessário uma maior flexibilidade no plano. Esta ideia é partilhada por vários partidos, tal como a IL.
O Expresso indica que a reabertura das creches, pré-escolar e talvez do primeiro ciclo, está praticamente garantida. Mas há dúvidas quanto ao comércio. Neste assunto o Presidente “bate o pé”, pois não quer reabrir para depois fechar tudo na Páscoa, daqui a cerca de duas semanas. A Páscoa tem sido um marco sugerido pelo Presidente, mas também uma festividade que preocupa partidos como o PS e o CDS.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo tentou travar desconfinamento em jantar com Costa
{{ noCommentsLabel }}