Terceira vaga leva Itália a confinar várias regiões a partir de segunda-feira

  • Lusa
  • 12 Março 2021

As regiões mais populosas de Itália vão ser classificadas como zonas “vermelhas”, de alto risco, resultando no encerramento de escolas, bares e restaurantes.

A maior parte de Itália, que enfrenta a terceira vaga da pandemia de covid-19, vai ser novamente confinada a partir de segunda-feira, afirmou o Ministério da Saúde.

As regiões mais populosas da península vão ser classificadas como zonas “vermelhas”, de alto risco, resultando no encerramento de escolas, bares e restaurantes.

As viagens serão limitadas às necessidades de trabalho, aquisição de bens essenciais e emergências de saúde.

Na zona “vermelha” passam a estar a Lombardia, Emília-Romanha, Piemonte, Apúlia, Véneto, Friul-Veneza Júlia, Marcas, Basilicata, Campânia, Lácio, cuja capital é Roma, e a província autónoma de Trento.

Este anúncio esperado acontece porque “durante a semana passada, 150.175 novos casos foram registados, em comparação com os 130.816 da semana anterior, um aumento de quase 15%”, apontou esta sexta-feira o primeiro-ministro, Mario Draghi, na mesma semana em que a Itália ultrapassou os 100.000 mortos desde o início da pandemia.

“Estou ciente que estas medidas vão trazer consequências na educação das crianças, na economia e no estado psicológico de todos”, admitiu Draghi.

O governo italiano aprovou esta sexta-feira um decreto de lei para aplicar o confinamento total de 3 a 5 de abril, os três dias da Semana Santa, e vai colocar a partir de 15 de março na zona “vermelha”, de maiores restrições, as regiões com uma incidência semanal superior a 250 casos por cada 100.000 habitantes.

Estas novas medidas são mais um golpe para a terceira maior economia da zona euro, mergulhada numa severa recessão devido ao confinamento em 2020.

Mario Draghi anunciou também esta sexta-feira que vai tomar novas “medidas de apoio à economia” e “maior financiamento de instrumentos de luta contra a pobreza” na próxima semana para apoiar os “novos pobres”.

A pandemia colocou mais de um milhão de pessoas abaixo da linha de pobreza em 2020, de acordo com um inquérito do Instituto Nacional de Estatística italiano.

O número de pobres aumentou para 5,6 milhões, representando 9,4% da população, em comparação com 7,7% em 2019, atingindo um valor recorde dos últimos 15 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Terceira vaga leva Itália a confinar várias regiões a partir de segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião