BRANDS' TRABALHO Os desafios de gestão de RH no meio de uma pandemia que já vai longa

  • PESSOAS + EY
  • 15 Março 2021

Vicente Sitoe, Manager EY, People Advisory Services, explica o triângulo de soluções para os desafios atuais de gestão dos recursos humanos (RH).

De um modo geral, apesar dos planos de vacinação contra a Covid-19 já terem iniciado, os gestores sabem que vai levar algum tempo até se voltar ao normal como o conhecíamos.

Nos finais do ano de 2020, muitos gestores de empresas planificavam um início de 2021 com alguma normalidade. Vimos empresas a preparar os locais de trabalho dos seus colaboradores, na expectativa de uma rotatividade que trouxesse mais pessoas aos escritórios. Outras começaram a ensaiar o regresso das suas equipas ao trabalho presencial ou semipresencial. Porém, o mês de janeiro, em muitas geografias, deitou abaixo essa expectativa.

Mesmo que alguns países se estejam a preparar para sair do confinamento, os gestores das empresas estão cientes que esse processo deverá ser cauteloso, muito bem pensado e executado. Para estas empresas, a nossa sugestão é de uma abordagem tripartida baseada nas próprias pessoas das empresas.

  • Atualização das políticas internas de gestão de recursos humanos

Porque já é evidente que a situação não será passageira, pelo menos a curto prazo, recomendamos rever as políticas de gestão estratégica como primeiro passo para a adoção de quaisquer instrumentos técnicos de trabalho remoto.

Entendemos que, por exemplo, os regulamentos internos devam incluir os horários de trabalho remoto, pois está claro que o horário tradicional fixo já não é aplicável. O horário ganhou flexibilidade, entretanto ainda não está regulamentado. Antes eram os gestores e trabalhadores de setores específicos com isenção de horário. Agora somos todos. E, essa isenção de horários terá sido integrada na política de remuneração e benefícios das empresas? Ou, fará sentido ainda alguns trabalhadores auferirem esse benefício quando estão todos num horário flexível?

  • Implementação de sistemas informáticos de gestão e monitorização do trabalho

Para complementar a atualização das políticas internas, recomendamos diversas plataformas digitais que permitam a distribuição de tarefas, organização dos planos de trabalho e monitorização da sua implementação.

Desde o início da pandemia que os provedores de plataformas de organização de trabalho à distância têm estado a melhorar os instrumentos e permitir adaptação à realidade das empresas. O que a nossa equipa se predispõe a fazer é acompanhar as empresas nessa transição para o totalmente digital, porque mesmo quando voltarmos ao escritório com mais frequência, o trabalho continuará a assumir a mesma natureza remota.

  • Liderança digital

Acreditamos que o futuro já está aqui. Para superar os desafios impostos pela nova realidade, as empresas precisam de ter lideranças flexíveis, dinâmicas e inovadoras. Mais do que saber usar as novas tecnologias, as lideranças precisam de se preparar para as adversidades que vêm com essas novas tecnologias.

Costuma-se dizer que uma equipa desorientada é reflexo de um líder também desorientado. Os líderes precisam não só de ter uma visão de futuro, bem como de partilhar essa mesma visão com as suas equipas, transmitindo o otimismo sobre o futuro e sobre o caminho a ser seguido.

É por isso que como terceira ponta do nosso triângulo de soluções para os desafios atuais de gestão dos recursos humanos, sugerimos uma intervenção ao nível das lideranças. Uma intervenção que apoie os líderes a enfrentar os desafios da transformação social em que vivemos. Para ultrapassar os desafios destes tempos, precisamos de nos reinventar e, mais do que as políticas e sistemas informáticos, precisamos de rever a forma de liderar as nossas pessoas.

Se tiver interesse, subscreva aqui as comunicações da EY Portugal (convites, newsletters, estudos, etc).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os desafios de gestão de RH no meio de uma pandemia que já vai longa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião