Facebook quer ajudar utilizadores no processo de vacinação

  • Lusa
  • 15 Março 2021

A iniciativa cobre, para já, o mercado norte-americano, mas rede social quer aproximar vacina a 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Facebook anunciou, esta segunda-feira, que vai ajudar os utilizadores da rede social a saberem quando e onde devem vacinar-se contra a Covid-19, reforçar a informação disponível sobre a doença e a comunicação entre autoridades de saúde e cidadãos.

Segundo o presidente executivo Mark Zuckerberg, a iniciativa cobre para já o mercado norte-americano, no âmbito de uma parceria com o Boston Children Hospital, e pretende facilitar a informação sobre o processo de vacinação.

A intenção é estender a ferramenta a outros países, à medida que os planos de vacinação se forem tornando abrangentes, segundo Zuckerberg, sendo a expectativa da rede social de aproximar da vacina 50 milhões de pessoas.

Será também lançada a ferramenta Centro de Informação Covid-19 – que em Portugal chegará via Instagram – onde serão disponibilizados marcadores a quem leva a vacina e que pode usar para partilhar conteúdo nas stories e inspirar outros a fazerem o mesmo, refere.

Qualquer publicação associada à Covid-19 será redirecionada para a página da DGS (em Portugal) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A empresa está também a trabalhar com entidades de saúde para tirar o melhor partido das mensagens via WhatsApp, como mais uma forma de agilizar o registo para a vacinação.

Segundo dados de Zuckerberg, foram já enviadas mais de três mil milhões de mensagens a cidadãos sobre a Covid-19 por WhatsApp por ONGs (organizações não governamentais) e outras entidades e o Facebook já ligou dois mil milhões de pessoas à informação oficial sobre a Covid-19.

Em fevereiro, depois de o Facebook consultar as principais organizações de saúde, incluindo a OMS, decidiu expandir a lista de alegações falsas que estão a ser removidas da rede social por conter informação que desmente a existência do coronavírus ou do funcionamento das vacinas. Desde que o Facebook impôs estas regras, que se aplicam tanto ao conteúdo antigo quanto ao novo, foram removidos mais de dois milhões de publicações no Facebook e Instagram.

O Facebook vai continuar a expandir estas práticas para combater a desinformação sobre as vacinas para a Covid-19, e vai adicionar marcadores às publicações do Facebook e Instagram que discutem as vacinas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook quer ajudar utilizadores no processo de vacinação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião