OMS diz que benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos e recomenda vacinação

A Organização Mundial de Saúde diz que os benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos e recomenda a vacinação.

Depois de vários países europeus suspenderam o uso da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que os benefícios da vacina AstraZeneca superam os riscos e recomenda que o “processo de vacinação continue”.

Em comunicado, a OMS refere que está em contacto com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, em inglês) e com os reguladores em todo o mundo para obter as últimas informações sobre a segurança da vacina.

O comité de vacinas da OMS está a avaliar cuidadosamente os últimos dados de segurança disponíveis para a vacina AstraZeneca e destaca que quando a análise estiver concluída a OMS comunicará imediatamente os resultados ao público.

A OMS adianta ainda que alguns países da União Europeia suspenderam temporariamente o uso da vacina AstraZeneca como medida preventiva baseada em relatos de doenças raras de coagulação do sangue e que outros países da UE — tendo considerado a mesma informação — decidiram continuar a utilizar a vacina nos seus programas de imunização.

“A vacinação contra a Covid-19 não irá reduzir doenças ou mortes por outras causas. Sabe-se que os eventos tromboembólicos ocorrem frequentemente. O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum a nível mundial“, lembra a Organização Mundial de Saúde.

Apesar de Portugal ter suspendido o uso da vacina da AstraZeneca, o Infarmed, regulador português, divulgou uma nota onde indica que “os benefícios da utilização da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca mantêm-se superiores ao risco, não havendo qualquer alteração às recomendações sobre a sua utilização”. A Direção Geral de Saúde já veio dizer que a suspensão da vacina em Portugal foi uma “medida preventiva”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS diz que benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos e recomenda vacinação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião