Porsche alcança vendas recorde em ano de pandemia

"2020 foi um ano desafiante", diz Oliver Blume, CEO da Porsche AG. Mas também foi um ano de recorde de vendas, com um em cada três carros comercializados a ser total ou parcialmente elétrico.

A Porsche sentiu a pandemia, mas as vendas da fabricante de automóveis desportivos passaram incólumes aos seus efeitos. Teve de parar fábricas por causa das restrições para conter o vírus, mas isso não a impediu de manter as entregas de veículos aos seus clientes que ajudaram a marca alemã a atingir um recorde de vendas. E os elétricos ajudaram.

“2020 foi um ano desafiante”, disse Oliver Blume, CEO da Porsche AG, na apresentação das contas da fabricante do 911. Mas também foi um “ano extraordinário”. Porquê? Porque apesar de todos os percalços, o volume de vendas da Porsche aumentou para 28,7 mil milhões de euros em 2020, superando os 28,6 mil milhões de euros registados em 2019. Ou seja, foi recorde.

Apesar deste feito em ano de pandemia, os resultados operacionais caíram, ainda que apenas 220 milhões de euros, para os 4,2 mil milhões de euros. O retorno operacional das vendas alcançou os 14,6%.

As receitas foram recorde, mesmo tendo sido vendidos menos veículos em 2020. Os 272.000 veículos ficaram um pouco abaixo do máximo histórico, sendo que para este número contribuiu o cada vez maior leque de oferta de modelos por parte da fabricante de Estugarda, na Alemanha. E também a crescente oferta de motores.

A Porsche é conhecida pelos veículos desportivos, a gasolina, embora o peso dos SUV nas vendas seja elevado, com parte deles a recorrerem a sistemas híbridos. As vendas destes modelos, como o Cayenne ou o Macan, têm crescido, mas as do elétrico, o Taycan, também.

A marca diz que em 2020 um terço de todos os Porsche entregues na Europa e 17% em todo o mundo foram total ou parcialmente elétricos. E o Taycan apresenta-se como o “veículo elétrico de maior sucesso no seu segmento”, tendo alcançado um total de 20.015 unidades entregues no ano de lançamento.

A aposta numa mobilidade com menos impacto no ambiente é visível através das metas traçadas. “Em 2025 venderemos 50% dos veículos com motor elétrico”, sendo que em em 2030 essa percentagem será de mais de 80%. A Porsche vai, assim, caminhar rumo à eletrificação, sendo que na busca pela neutralidade carbónica conta com os eFuels, combustíveis sintéticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porsche alcança vendas recorde em ano de pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião