Hoje nas notícias: Dividendos, RSI e vacinas

  • ECO
  • 23 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os dividendos generosos em tempos de pandemia destacam-se na imprensa económica esta terça-feira. Apesar da quebra dos lucros em 2020, 14 cotadas portuguesas vão entregar aos acionistas 1.935 milhões de euros. Da secção de mercados para a sociedade, o destaque é a subida expressiva no número de pessoas que passaram a beneficiar de RSI em fevereiro, depois da entrada em vigor de um novo confinamento.

Cotadas dão aos acionistas 83% dos lucros

O impacto da pandemia levou a um rombo de 23% nos resultados líquidos às cotadas portuguesas. Ainda assim, este ano, serão mais duas a pagar dividendos, num total de 14 das 18 cotadas do PSI-20. A “fatia” dos lucros que vai chegar às carteiras dos acionistas é da ordem dos 83%, que há muito não se via. Serão 1.935 milhões de euros, uma queda de 13% face ao total do ano passado.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Confinamento deste ano gera quase 3 mil novos beneficiários de RSI

A decisão de “fechar” novamente o país este ano, para travar a propagação do novo coronavírus, agravou a tendência crescente observada no número de beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). Os dados atualizados esta semana pela Segurança Social mostram que a quantidade de pessoas a receberem este subsídio passou de 211.398 em janeiro para 214.239 em fevereiro, mais 2.841 em apenas um mês.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Diretores ainda não sabem como organizar vacinação de professores

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, diz não saber onde, nem quantos docentes e não docentes, vão ser vacinados no próximo fim de semana. Pede, por isso, que a informação por parte da DGS ou da task force da vacinação chegue rapidamente.

Leia a entrevista completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Fundos europeus financiaram crise pandémica

Portugal reprogramou mil milhões de euros vindos da Europa para enfrentar a pandemia da Covid-19 desde abril. Com o pedido aprovado em outubro, o dinheiro ajudou as áreas da saúde e educação, mas também as empresas e os trabalhadores. Este valor ajudou, nomeadamente, na compra de camas de cuidados intensivos, na compra de computadores para escolas e nos apoios ao emprego.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

“Acho que Rui Rio vai mesmo ser primeiro-ministro”, diz Isaltino

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, diz-se um “admirador” do presidente do PSD, Rui Rio, e até acrescenta: “Acho que ele vai mesmo ser primeiro-ministro” e “tem todas as condições para ganhar as eleições em 2023”. No entanto, Isaltino Morais diz-se “surpreendido” que Rio “não mande calar certas vozes no partido que prestam mau serviço à democracia”, criticando “determinados posicionamentos táticos ou estratégicos que, além de erráticos, vão contra todos os princípios do PSD, como a história dos movimentos independentes para as autárquicas”. Além disso, para o autarca de Oeiras, “se Rui Rio não for buscar nada ao PS, nunca chegará ao Governo, porque a esquerda é maior do que a direita”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Dividendos, RSI e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião