Em pandemia, como vai ser a Páscoa cá? E lá fora?

É proibido circular entre concelhos durante a semana da Páscoa, existindo ainda várias restrições em vigor no país. Pela Europa, vários países avançar com medidas específicas para este período.

Está a aproximar-se a Páscoa, altura em que são comuns as viagens e convívios, nomeadamente familiares. Para evitar um aumento dos casos de Covid-19 após essa altura, o Governo decidiu impor restrições durante essa altura, deixando também a próxima fase do desconfinamento para depois da Páscoa. Pela Europa, outros países também definem medidas especiais para este período.

Afinal, quais serão as medidas em vigor em Portugal? O desconfinamento arrancou a 15 de março e a nova fase só está prevista para 5 de abril. Quer isso dizer que as restrições atualmente impostas no país se vão manter nos próximos tempos, bem como o dever geral de recolhimento.

Continuam assim a ser permitidas as vendas ao postigo, e as creches, o ensino pré-escolar, o 1.º ciclo, e os ATL para essas idades podem funcionar. Já os estabelecimentos de retalho alimentar ficam abertos até às 19h, tanto no fim de semana de Páscoa como na Sexta-feira Santa, que é feriado.

A principal mudança prende-se com a circulação. Já existia a proibição de circulação entre concelhos durante o fim de semana, mas esta foi prolongada para toda a semana da Páscoa. Assim, é proibido sair do concelho a partir das 00h00 de 26 de março (sexta-feira), até dia 5 de abril (segunda-feira), sem prejuízo das exceções previstas.

O primeiro-ministro, António Costa, na apresentação do plano de desconfinamento, já tinha dito que a medida pretendia “garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento”.

Quanto às celebrações religiosas, estas podem realizar-se, mas com limites e recomendações. As celebrações religiosas com fiéis foram retomadas a partir de dia 15 de março, segundo definiu a Conferência Episcopal Portuguesa. No entanto, procissões e visitas pascais não se deverão realizar.

Já as viagens internacionais continuam a estar limitadas a um conjunto de ocasiões. No entanto, a fronteira com Espanha vai permanecer encerrada até dia 5 de abril.

E lá fora, como será passado este período?

Alemanha recua nas restrições da Páscoa

A Alemanha tinha definido um confinamento durante a Páscoa, mas acabou por recuar. A chanceler alemã, Angela Merkel, cancelou esta quarta-feira os planos para uma paralisação de cinco dias durante a Páscoa para combater o aumento de contágios pelo SARS-CoV-2 e pediu desculpas aos alemães pela ideia, que considerou um erro.

“A ideia de uma paralisação na Páscoa foi elaborada com as melhores intenções, porque precisamos urgentemente de conseguir desacelerar e reverter a terceira onda da pandemia”, disse Merkel. “No entanto, a ideia (…) foi um erro. Havia boas razões para isso, mas não pode ser implementada bem o suficiente neste curto período de tempo”, indicou.

Itália impõe confinamento durante Páscoa

Em Itália, as medidas estão a ser aplicadas regionalmente, com metade das 20 regiões do país, que incluem as cidades de Roma, Milão e Veneza, com restrições mais apertadas entre 15 de março e 6 de abril. Já no fim de semana da Páscoa, o país inteiro será considerado uma “zona vermelha” e estará sujeito a um confinamento nacional de 3 a 5 de abril.

Nas regiões demarcadas como “zonas vermelhas”, as pessoas não poderão sair de casa, exceto por motivos de trabalho ou saúde, com todos os comércios não essenciais fechados. Nas “zonas laranja”, as pessoas também serão proibidas de sair de sua cidade e região – exceto por motivos de trabalho ou saúde – e bares e restaurantes só poderão fazer entrega e take away.

Espanhóis não podem viajar, mas turistas estrangeiros podem entrar

Durante a Páscoa, todas as regiões espanholas estarão sob um confinamento regional durante a Páscoa (medida acordada entre todas menos Madrid), o que significa que ninguém pode entrar ou sair sem um motivo justificado, como para trabalhar. Mas embora existam restrições ao turismo doméstico, o Governo espanhol não impôs tais regras aos visitantes da Europa.

Esta situação motivou mesmo um alerta da Comissão Europeia, que pediu ao país, esta segunda-feira, “coerência” no que diz respeito às restrições de viagens domésticas e internacionais dentro do bloco, segundo o El País.

Franceses podem ir a igrejas mas são aconselhados a evitar convívios

O ministro do interior francês disse que os serviços religiosos serão permitidos no fim de semana da Páscoa, desde que terminem antes do recolher obrigatório às 19 horas. As igrejas deverão ter duas cadeiras entre duas entidades familiares, entre duas pessoas, para evitar contágio. Ainda assim, o ministro alertou as pessoas para ficarem em casa e não se misturarem, numa altura em que os casos de Covid disparam.

Questionado sobre os convívios familiares durante a Páscoa, Gérald Darmanin disse que “devemos limitá-los. Deve permanecer na privacidade estrita da família da casa, do apartamento, e não receber os amigos, a família, não se deslocar“, em entrevista à BFMTV. “Sei que é particularmente frustrante, cansativo, triste, para grande parte das famílias francesas”, admitiu.

Bélgica faz pausa no desconfinamento durante Páscoa

Menos de um mês depois de a Bélgica relaxar oficialmente algumas medidas de combate ao coronavírus, o país vai entrar num período de quatro semanas com novas medidas, o que o primeiro-ministro Alexander De Croo apelidou da “pausa da Páscoa”. As medidas, que colocam a Bélgica de novo com regras mais rígidas, serão aplicadas a partir de sábado, 27 de março, e permanecerão em vigor por pelo menos quatro semanas.

As pessoas só se poderão encontrar ao ar livre em grupos de quatro (sem contar as crianças menores de 12 anos), ao invés de dez pessoas. A proibição de viagens não essenciais também permanecerá em vigor. “Não é hora de viajar para o exterior. Além disso, aumentaremos os controlos nas fronteiras durante as férias da Páscoa”, disse De Croo. Já viagens não essenciais dentro do país são permitidas.

Países limitam horários e convívios

na Letónia, as igrejas estarão abertas na Páscoa, mas com restrições, nomeadamente com os limites de horário atualmente em vigor no país. Para além disso, as igrejas não podem ser ocupadas por mais de um quinto da sua capacidade e as pessoas terão de usar máscara e desinfetar as mãos.

Na Noruega, há novas restrições nacionais que estarão em vigor durante as férias da Páscoa. O limite de dois hóspedes em residências particulares e a proibição nacional para os negócios que servem bebidas alcoólicas estão entre as medidas implementadas pelo Governo, que pediu também que as viagens não essenciais sejam evitadas. Já pela Áustria, o confinamento foi prolongado até depois da Páscoa.

Pelo Reino Unido, o Governo não avançou com medidas específicas para a Páscoa. No entanto, a próxima fase do plano de desconfinamento vai avançar a 29 de março, pelo que está previsto um levantamento de restrições até essa altura. Se o desconfinamento avançar, será permitido ajuntamentos de seis pessoas ou dois agregados familiares e desaparece a regra de ficar em casa, sendo possíveis deslocações não essenciais.

Nos Estados Unidos, as restrições em vigor mantêm-se. Já o “Easter Egg Roll” da Casa Branca, um evento anual organizado pelo escritório da primeira-dama, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em pandemia, como vai ser a Páscoa cá? E lá fora?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião