Lone Star quer manter António Ramalho à frente do Novo Banco
O fundo de investimento norte-americano está ainda disposto a deixar entrar investidores portugueses na operação de compra do Novo Banco.
O Lone Star, fundo de investimento norte-americano escolhido pelo Banco de Portugal como o principal candidato à compra do Novo Banco, fez saber que, caso consiga concretizar a compra, pretende manter António Ramalho como presidente da comissão executiva do banco. A notícia é avançada pelo Público (acesso condicionado), na edição desta terça-feira.
Segundo o Público, este é um dos compromissos que o fundo norte-americano já assumiu com o Banco de Portugal e com o Governo. Além deste, o Lone Star concorda em manter a integridade do Novo Banco (isto é, em não retalhá-lo) e está disposto a deixar entrar investidores portugueses na operação de compra.
Esta possibilidade é deixada em aberto numa altura em que surgem mais interessados na compra do banco que resultou da resolução do Banco Espírito Santo (BES). Na segunda-feira, o Jornal de Negócios avançou que a Aethel Limited, empresa criada no início de dezembro pelo gestor português Ricardo Santos Silva, manifestou o interesse pelo Novo Banco junto da equipa de Sérgio Monteiro.
Já no fim de semana, o Expresso tinha noticiado que o Lone Star tem sido contactado por alguns dos maiores grupos empresariais portugueses, que querem integrar a proposta de compra pelo Novo Banco. O semanário refere que já decorrem reuniões de trabalho entre estes grupos e o fundo norte-americano.
Ainda em aberto está a possibilidade de o Lone Star deixar cair a exigência de uma garantia estatal. Contudo, escreve o Público, para aceitar comprar o Novo Banco sem esta garantia — que protege o fundo de uma possível desvalorização da carteira de ativos problemáticos do banco –, o Lone Star terá de encontrar outra solução que convença o comité de investimento de que o Novo Banco é um investimento seguro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lone Star quer manter António Ramalho à frente do Novo Banco
{{ noCommentsLabel }}