Há mais um candidato à compra do Novo Banco

  • ECO
  • 30 Janeiro 2017

Vencedor do banco Efisa está interessado na aquisição do Novo Banco, mas só poderá entrar na corrida se se aliar a um dos dois fundos que negoceiam compra do antigo BES.

Uma empresa criada pelo gestor português Ricardo Santos Silva está interessada na aquisição do Novo Banco e, depois de pedida uma reunião com Sérgio Monteiro, ficou a saber que só poderá participar no processo se concorrer juntamente com um dos fundos norte-americanos que ainda estão na corrida pelo antigo BES.

A notícia é avançada (acesso pago) esta segunda-feira pelo JdN, adiantando que, apesar da posição do Banco de Portugal, a Aethel Limited, criada no início de dezembro pela Aethel Partners para adquirir o Novo Banco, mantém o interesse.

Citando uma carta da empresa liderada por Santos Silva e Aba Schubert, o jornal conta que a Aethel solicitou um encontro com Sérgio Monteiro, tendo expressado “o interesse na aquisição do banco juntamente com certos investidores“, que não foram identificados.

Ainda assim, uma vez que o interesse da Aethel surge na fase final do processo de venda do Novo Banco, com as negociações a decorrer paralelamente com as duas gestores de private equity norte-americanas, a Lone Star e o consórcio Apollo/Centerbridge, a única forma da empresa entrar nesta corrida seria através da aliança com um destes dois concorrentes americanos, confirmou o ECO. Em alternativa, poderá apresentar-se a um novo concurso se tal vier a verificar-se.

O jornal explica que com a criação da Aethel Limited, este novo veículo fica totalmente separado da Pivot SGPS, uma sociedade em que Santos Silva a Schubert são parceiros do antigo ministro Miguel Relvas e que, em julho de 2015, foi escolhida para comprar o Efisa, o antigo banco de investimento do BPN. No entanto, o negócio ainda não teve sequer o aval do Banco Central Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais um candidato à compra do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião