FERMA lança Guia de Sustentabilidade para Gestores de Risco

  • ECO Seguros
  • 4 Abril 2021

A cartilha inclui catálogo de riscos ESG, abordagens possíveis na avaliação destes riscos e orientações de comunicação e reporte. Em 2020, mais de metade dos gestores não tratavam o tema.

A Federação Europeia de Associações de Gestores de Risco (FERMA) acaba de lançar o primeiro Guia especificamente concebido para apoiar os gestores de risco na abordagem dos Riscos da Sustentabilidade.

Com o título PeoplePlanet & Performance – TheContributionofEnterpriseRiskManagement to Sustainability, o documento foi elaborado tendo por base o European Green Deal, “tratado ambiental” que fixou compromisso e estratégia da União Europeia para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, mas também se enquadra com iniciativas desenvolvidas em outras partes do mundo.

“Faz parte da função dos gestores de risco traduzir estas iniciativas e as suas implicações para o interior das suas organizações em termos de riscos e oportunidades. Acreditamos que o People, Planet & Performance contribua para sustentabilidade e, por conseguinte, para a resiliência das nossas empresas, afirmou Valentina Paduano, Chief Risk Ofifcer and Sustainability Director na Sogefi (grupo do setor automotive – componentes para indústria automóvel), citada num comunicado.

Na introdução do Guia, a gestora de risco que também preside ao Comité de Sustentabilidade da Federação, recorda que, em 2020, cerca de 60% dos gestores de risco não estavam ainda empenhados na gestão de riscos ESG das suas organizações, conforme revelou o European Risk Manager Report, publicado em junho de 2020.

A cartilha da FERMA reúne exemplos de boas práticas de gestão de risco de sustentabilidade – concretizadas por especialistas de referência em gestão de risco – com o objetivo de auxiliar a integração das metas de sustentabilidade ao nível de toda a estrutura das organizações ou empresas, assegurando também o alinhamento das metas de sustentabilidade com os objetivos estratégicos das empresas.

Entre outras matérias, o guia inclui uma espécie de catálogo de riscos relacionados com sustentabilidade, nomeadamente em relação à temática ESG (Environment, Social and Governance); possíveis abordagens na avaliação de riscos e orientações relativamente a formas de comunicação, reporte e divulgação de risco.

A apresentação do “guia prático” aconteceu através de um webinar realizado pela Federação Europeia focado no tema From Risk to Resilience (conteúdo em inglês, acessível nesta ligação), com participação de três gestores de risco que partilharam experiências concretas da vida real para ilustrar a apresentação do Guia.

A FERMA agrega mais de 20 associações de gestores de risco distribuídas por duas dezenas de países, representando cerca de 5000 profissionais responsáveis de risco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FERMA lança Guia de Sustentabilidade para Gestores de Risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião