Um IRC mínimo global pode evitar a “corrida para o abismo”?premium

Com a chegada da administração Biden, há a expectativa de acordos na fiscalidade internacional. É o caso de um IRC mínimo obrigatória a pagar pelas multinacionais. O que está em causa?

Uma taxa mínima mundial de imposto sobre os lucros das empresashá muito que é discutido entre os países, mas foi em 2019 que a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) deu um passo em frente com uma proposta e uma consulta pública a nível mundial. Agora, com a mudança na administração norte-americana, esta reforma parece ter pernas para andar: as declarações de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, foram bem recebidas em várias países europeus. Porém, o assunto é complexo e não parece haver uma solução simples nem o consenso global necessário para que seja eficaz.A proposta da OCDE chama-se “Global Anti-Base Erosion”("Contra a erosão da base tributável") ou “GloBE” e já tinha como objetivo definir uma taxa mínima para o imposto sobre os lucros das

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.