APS ensina conceção e inovação de produtos nos seguros. Há mais 12 cursos em abril e maio

  • ECO Seguros
  • 7 Abril 2021

Conceção e Inovação de Produtos nos Seguros, Controle Interno, Provisões Técnicas Vida e Não Vida, Governo e Gestão Integrada de Riscos são algumas das próximas formações ministradas pela APS.

A Associação Portuguesa de Seguradores já divulgou o calendário de formações que irá realizar durante os meses de abril e maio. Ao todo serão 13 cursos, ministrados em formato digital (via Zoom) e destinados sobretudo colaboradores do setor de seguros.

Entre eles está um dedicado à conceção e inovação de produtos, onde se pretende explicar a eficácia de metodologias como o Design Thinking e o desenvolvimento da criatividade e inovação estratégica no desenho de novos produtos de seguros. Decorrerá de 18 a 21 de maio, durante a manhã, e será ministrado pelas formadoras Teresa Carvalho, jurista e consultora independente, e Carmen Almeida, HR Consultant e Design Thinking Facilitator.

Todas as informações sobre os próximos cursos estão disponíveis no site da Academia APS.

Formações em abril

As próximas ações de formação serão:

Controle Interno | 13 de abril, das 14h-18h: tem como objetivo estabelecer um controlo interno avançado e alinhado com as principais práticas de referência do mercado. Destina-se a colaboradores do setor segurador das áreas de finanças, atuarial e risco. Os formadores serão Daniel Favaretto, diretor da área de negócios FCRC (Financial & Commodities Risk Consulting) da Management Solutions Brasil, e João Carlos, também da Management Solutions Brasil.

Função Compliance – Tendências | 15 e 15 de abril, de manhã: começa por descrever o enquadramento legal o organizacional da função de Compliance no setor segurador, no âmbito de funções chave determinadas por Solvência II, e evolui depois para uma caracterização detalhada da função em termos de competências e práticas. Destina-se a administradores e hierarquias de topo das seguradoras e colaboradores das áreas de compliance. A formação estará a cargo de Teresa Carvalho, jurista e consultora.

Provisões Técnicas Vida | 20 de abril, à tarde: tem como missão dar a conhecer as principais etapas de cálculos das provisões, desafios de cada fase e possíveis abordagens de cálculos; dá ainda a atender os conceitos relacionados com as provisões de Solvência II e IFRS17. O formador será Guido Chemaya, Senior Actuarial Consultant da Management Solutions Argentina.

Provisões Técnicas Não Vida | 21 de abril, à tarde: tem o mesmo objetivo, aplicado ao ramo Não Vida. A formação estará a cargo de Patrick Tiburtino, gerente da Management Solutions.

IFRS 17 – Contratos de Seguro | 23, 23, 29 e 30 de abril: pretende explorar os potenciais impactos que a norma IFRS 17 provocará ao nível dos sistemas contabilísticos e dos recursos humanos, de forma a garantir uma preparação atempada da transição para este novo normativo. Esta formação permite a atribuição de créditos aos Contabilistas Certificados por parte da OCC. Destina-se a colaboradores do setor vida e não vida nas áreas de contabilidade, fiscalidade, controlo de gestão, auditoria interna, entre outros. Maria Luís Pinhal, manager PwC, e Tatiana Marques, senior associate, serão as formadoras.

Pricing Não Vida | 27 de abril, de manhã: tem como objetivo conhecer elementos de Pricing Não Vida e entender como as companhias estão a evoluir os seus modelos de pricing no mercado europeu. O formador será Albert Paz, manager da Management Solutions.

Formações em maio

No mês de maio terão lugar os seguintes cursos:

Quem vai Comprar o Seguro de Auto Caravana | 3 e 11 de maio: Pricing Actuary com recurso ao software “R”; vai ajudar aos formandos responder às perguntas: Quem irá comprar o seguro de autocaravana usando os dados reais holandeses? Qual o perfil dos compradores deste produto? É destinado a atuarios, marketers, comerciais e consultores com formação estatística básica. A formação estará a cargo de Filipe Charters de Azevedo, CEO da Data XL.

Risco de Mercado e Risco de Iliquidez ALM | 3 e 4 de maio, à tarde: dará a conhecer as metologias de riscos de mercado e as suas medições e explicará em detalhe como funciona o risco de ALM. A formação será ministrada por Patrick Tiburtino e David Solutions, ambos da Management Solutions.

Função Atuarial | 6 de maio, de manhã: tem como objetivo explicar as responsabilidades da função atuarial e como esta se relaciona com as responsabilidades de subscrição, reservas, resseguro e gestão de riscos. O formador será Albert Paz, manager da Management Solutions.

Governo e Gestão Integrada de Riscos | 12 e 13 de maio, à tarde: pretende dar a conhecer as práticas de referência em relação às novidades de gestão de riscos, permitindo ter uma visão integral do tema e de como inserir os riscos emergentes no dia a dia da seguradora. A formação estará a cargo de Efrén Hernandez, gerente da Management Solutions.

Governo e Qualidade de Dados | 19 de maio, à tarde: tem como missão apresentar o contexto regulatório em que nos encontramos em relação a governo e qualidade de dados e, com base neste contexto, os principais pilares atuais dos temas e entender o escopo de atuação do CDO. A formação será ministrada por Dinis Ribeiro, experiência de oito anos no setor da banca, Miguel Nogueira Rodrigues, da Management Solutions Portugal, Lucas Ferrari, da Management Solutions Brasil, e Allan Rodrigo dos Santos, gestão de projetos em Data Analytics com foco em Finanças.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS ensina conceção e inovação de produtos nos seguros. Há mais 12 cursos em abril e maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião