Nos instala infraestrutura de 5G no estádio do Benfica

  • ECO
  • 9 Abril 2021

O estádio da Luz está agora preparado para ter cobertura de rede móvel de quinta geração assim que as ofertas comerciais estejam disponíveis.

O estádio do Benfica tem agora infraestrutura para rede 5G, estando, por isso, preparado para a cobertura de quinta geração assim que as licenças sejam atribuídas. A tecnologia foi instalada ao abrigo de uma parceria entre o Benfica e a operadora Nos.

“O 5G, a nova revolução tecnológica, vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta uma experiência de acesso à internet móvel em média dez vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps. Isto significa downloads e uploads de fotografias ou vídeos de forma quase instantânea, ou videochamadas sem qualquer interrupção, com o estádio na sua máxima capacidade”, anunciou a empresa de telecomunicações num comunicado.

Na visão da operadora, o 5G “vai transformar radicalmente a experiência de quem assiste aos jogos do Benfica, através do acesso a conteúdos de forma totalmente imersiva, graças à combinação do 5G com tecnologias como realidade virtual ou aumentada”. “Acesso a estatísticas do jogo ou dos jogadores em tempo real, possibilidade de escolher o ângulo a partir do qual se quer ver o jogo, ativando em tempo real uma das muitas câmaras que estão a ser utilizadas na emissão, ou a possibilidade de fazer streaming de vídeo em direto, em alta qualidade e definição, são algumas das inúmeras experiências que os amantes do futebol poderão viver no primeiro estádio 5G”, acrescenta a Nos.

Citado em comunicado, o administrador executivo da Nos Manuel Ramalho Eanes afirmou: “Quando o 5G for uma realidade, queremos ser os primeiros a entregá-lo às pessoas e às empresas, e sendo o futebol um território natural para a tecnologia se desenvolver.” Do lado do Benfica, Rui Costa, vice-presidente do clube, considerou que este é “um projeto transformador”. “Esta tecnologia irá aproximar ainda mais o Benfica dos seus Sócios, adeptos e simpatizantes”, sublinhou.

A rede 5G ainda não está comercialmente disponível em Portugal, encontrando-se em curso o leilão de frequências às operadoras. A fase principal dura há 60 dias e, na quinta-feira, a Anacom anunciou a intenção de alterar o regulamento para acelerar o fim do leilão. Esta sexta-feira, a Nos insurgiu-se contra a decisão, sugerindo a “demissão” do Conselho de Administração da Anacom, que é presidido por João Cadete de Matos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos instala infraestrutura de 5G no estádio do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião