Hoje nas notícias: ADSE, IRS e raspadinhas

  • ECO
  • 13 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ADSE acabou por ter menos despesas em 2020 e viu o seu saldo melhorar. A entrevista à presidente do conselho diretivo, Maria Manuela Faria, destaca-se esta terça-feira na imprensa nacional. Foco ainda no vício das raspadinhas, um problema que tem crescido em Portugal: há cada vez mais pessoas a pedirem ajuda aos hospitais, centros de apoio a toxicodependentes e até a clínicas privadas.

Esforço da ADSE é 5,5 vezes superior a cada euro gasto numa consulta

A presidente do conselho diretivo da ADSE garante que cada euro gasto por um beneficiário numa consulta representa um esforço 5,5 vezes superior por parte do subsistema de saúde. Numa entrevista ao Público, Maria Manuela Faria considera ainda que a nova tabela de preços do regime convencionado teve “grandes melhorias” e deverá entrar em vigor no segundo semestre deste ano. A responsável disse ainda que, em 2020, a ADSE melhorou o seu saldo significativamente, tendo gastado menos 25% a 30% por causa da pandemia.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

Assistentes sociais vão ser vacinados com professores no fim de semana

No fim de semana vão ser vacinadas cerca de 190 mil professores e funcionários das escolas, o primeiro “teste” às estruturas de vacinação em massa. Entre este número encontram-se 32 mil trabalhadores das “respostas sociais”, como serviços de apoio domiciliário, creches e amas. Serão 120 os centros de vacinação, ao invés dos 150 primeiramente anunciados. Nestes centros serão vacinadas cerca de 600 pessoas diariamente.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Primeiros reembolsos de IRS chegam já esta quarta-feira

Na quarta-feira, 14 dias depois do início da campanha de IRS, vão começar a chegar os primeiros reembolsos aos portugueses. O valor a distribuir pelos contribuintes ronda os quatro milhões de euros. A partir de sexta-feira, as Finanças poderão começar a processar maiores reembolsos de uma só vez.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Aumentam pedidos de ajuda para tratar vício das raspadinhas

Há cada vez mais pessoas a pedirem ajuda para tratar o vício de jogar nas raspadinhas. A maioria dos pedidos é feita junto de hospitais e Centros de Apoio a Toxicodependentes, que têm experiência no tratamento de comportamentos aditivos. Mas as clínicas privadas também já registam um crescimento do flagelo. Segundo um estudo feito há um ano, em média, cada português gasta 160 euros por ano em raspadinhas, 10 vezes mais do que o verificado em Espanha.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Camiões da Fuso chegam à Oceania

A fábrica da Fuso, no Tramagal (Ribatejo), vai exportar para dois novos mercados a uma grande distância: Austrália e Nova Zelândia. Em causa está o modelo eCanter, que já chegou à Austrália com as suas primeiras unidades num projeto-piloto. Nos próximos meses serão entregues mais unidades neste país os primeiros veículos na Nova Zelândia. Este modelo é produzido em Portugal e no Japão, mas foi escolhida a fábrica portuguesa pela semelhança que estes veículos têm com os britânicos, para os quais já exporta.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ADSE, IRS e raspadinhas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião