Mais quatro mortes e 553 casos de Covid-19. Rt desce para 1,05
Desde o início da pandemia, foram contabilizadas em Portugal 16.937 mortes e 829.911 casos de infeção pelo novo coronavírus. O Rt desceu, para os 1,05.
A Direção-Geral da Saúde detetou 553 novas infeções por Covid-19, o que eleva o número total de casos confirmados no país para 829.911. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda que, desde o início da pandemia, 16.937 pessoas morreram por causa da doença, quatro das quais nas últimas 24 horas. O risco de transmissibilidade (Rt) desceu, fixando-se agora em 1,05.
Existindo, neste momento, 25.367 casos ativos em território nacional, menos 47 em comparação com o dia anterior, verifica-se que a grande maioria dos doentes está a recuperar em casa. Apenas 429 dos infetados estão em internamento hospitalar, 101 deles em unidades de cuidados intensivos (UCI). Se no que toca ao primeiro dos indicadores existe um aumento (+6) em relação a quinta-feira, o número de internados em UCI é, esta sexta-feira, inferior (-8).
Boletim epidemiológico de 16 de abril
Até ao momento, recuperaram da doença 787.607 pessoas, 596 das quais nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico dá ainda conta de mais 894 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde. Atualmente, 19.940 indivíduos encontram-se nesta situação.
Os dados da DGS revelam ainda que foi no Norte do país que se identificou um maior número de novas infeções (+228), seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo (+182) e os Açores (+38), com um número bem mais reduzido. No que toca aos óbitos registados nas últimas 24 horas, estes ocorreram apenas no Norte (+2), no Centro (+1) e em Lisboa e Vale do Tejo (+1).
Indicador de risco começa a descer
Depois de, nas últimas atualizações efetuadas pela DGS, se ter notado que o índice de transmissibilidade (Rt) estava sucessivamente a subir, o boletim epidemiológico desta sexta-feira veio dar conta de uma quebra nessa tendência.
Assim, o Rt (que indica quantas pessoas um infetado contagia, em média) encontra-se agora em 1,05, considerando a globalidade do país, valor que fica abaixo dos 1,06 registados na quarta-feira. Olhando apenas para o território continental, este índice está agora em 1,04.
Também a incidência da doença é agora menor do que a indicada pela DGS na quarta-feira. Assim, os dados divulgados esta sexta-feira revelam que, nos últimos 14 dias, a média de novos casos de infeção por cada 100 mil habitantes é de 71,6 (abaixo dos 72,4 da atualização de quarta-feira) em todo o país, sendo ainda mais baixa se considerado apenas o território continental (68 casos por 100 mil habitantes).
(Notícia atualizada às 14h42 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais quatro mortes e 553 casos de Covid-19. Rt desce para 1,05
{{ noCommentsLabel }}