Energia e banca atiram PSI-20 para terreno negativo

Lá fora, o destaque do dia é a nova Superliga Europeia. Perspetivando um negócio de milhões de euros, as ações da Juventus dispararam 17,85% na bolsa de Milão.

A bolsa de Lisboa arrancou a semana em terreno negativo, castigada pelas perdas da energia e da banca, num dia misto para as principais praças europeias. Apesar de as bolsas terem aberto de forma geral em alta, acabaram por inverter penalizadas pela abertura de Wall Street.

O PSI-20 deslizou 0,08% para 5.012,57 pontos, enquanto o europeu Stoxx 600 desvalorizou 0,03%, o alemão DAX cedeu 0,6% e o britânico FTSE 100 perdeu 0,3%. Em sentido contrário, o francês CAC 40 subiu 0,15% e o espanhol IBEX 35 avançou 1,14%. O cenário misto deve-se a um posicionamento em espera dos investidores face ao arranque da época de resultados.

Sem excessos, mas sem problemas“. É assim que os analistas da equipa de research do Bankinter descrevem o sentimento do mercado, numa nota divulgada esta segunda-feira. “Como denominador principal temos os resultados empresariais americanos do primeiro trimestre, que ganham intensidade e diversidade, após estarem concentrados nos bancos na semana passada. Com uma macro neutra ou ligeiramente boa e uns resultados empresariais verdadeiramente bons, o natural é que esta semana volte a ser razoavelmente altista e muito direcionada”.

Em Lisboa, a principal razão para as perdas foi a energia, com a EDP Renováveis a cair 1,7% para 19,65 euros por ação, na primeira sessão após ter anunciado o fim do aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros. As 88,25 milhões de novas ações começaram a negociar na segunda-feira. O principal acionista, a EDP — que reforçou para 75% na operação — perdeu 0,24% para 5,032 euros.

Além das elétricas, também a petrolífera Galp Energia perdeu 0,86% para 9,646 euros por ação. Na banca, o BCP recuou 0,94% para 0,116 euros ainda no rescaldo do profit warning feito pela subsidiária polaca.

Em sentido contrário, o retalho segue em alta no dia em que arranca a terceira fase do desconfinamento. A Sonae valorizou 1,4% para 0,801 euros e a Jerónimo Martins ganhou 0,94% para 14,455 euros. Entre os restantes pesos-pesados, a Nos avançou 0,33% e os CTT subiram 0,72%.

Lá fora, o destaque do dia é a nova Superliga Europeia. Vai ser criada por um grupo restrito de clubes europeus, à revelia da UEFA, com o objetivo de catapultar as receitas, após um período de pandemia. Perspetivando um negócio de milhões de euros, são muitos os investidores que procuram entrar neste “jogo”, levando as ações da Juventus a disparar 17,85% em Milão. Também o Manchester United, que negoceia em Nova Iorque, avança 9,34%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia e banca atiram PSI-20 para terreno negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião