Uma morte, 610 novas infeções por Covid-19. E o Rt caiu para 0,98

O número de recuperados desde o início da pandemia aumentou em 532 pessoas. O índice de transmissibilidade do vírus caiu para 0,98 a nível nacional.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 610 novos infetados com SARS-CoV-2, elevando o número total de casos desde o início da pandemia para 832.255. O boletim epidemiológico desta quarta-feira dá também conta de um total de 16.952 óbitos, um dos quais nas últimas 24 horas. O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus caiu para 0,98.

A maioria dos infetados continua a recuperar em casa, e voltou a registar-se uma descida no número de pessoas hospitalizadas com a doença. Atualmente, 397 doentes estão internados em unidades hospitalares (menos 32 do que no balanço anterior), dos quais 110 nos cuidados intensivos (menos três).

O número de recuperados está nos 790.650, mais 532 pessoas face ao balanço desta terça-feira. Por outro lado, Portugal regista 24.653 casos ativos de infeção (mais 77). O boletim dá ainda conta de que há mais de 21 mil pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

Boletim epidemiológico de 21 de abril

A região Norte voltou a concentrar a maioria das novas infeções registadas nas últimas 24 horas. Dos 610 novos casos identificados, 285 foram nesta região. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, que registou 189 novos casos, e o Centro, que identificou mais 53 casos.

Rt volta a cair, incidências sobem

Os dados da DGS revelam que o valor do Rt, que mostra quantas pessoas cada infetado contagia, em média, caiu para 0,98 a nível nacional e para 0,99 no continente. Fica assim abaixo da “linha vermelha”, onde se situava no último balanço, em 1.

Por outro lado, as incidências do vírus subiram. São de 72,7 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional, e 68,9 casos de infeção por 100 mil habitantes no continente.

Ainda assim, Portugal volta a situar-se na “zona verde” da “bússola” de risco, desenhada para acompanhar a evolução da pandemia no país, que indica que o desconfinamento pode avançar.

(Notícia atualizada às 14h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma morte, 610 novas infeções por Covid-19. E o Rt caiu para 0,98

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião