Draghi aposta 261 mil milhões de euros para redesenhar economia da Itália

Mario Draghi vai avançar com um plano “histórico” para resgatar a economia do país da pandemia e corrigir fragilidades estruturais duradouras, no valor de 261,1 mil milhões de euros.

O primeiro-ministro italiano Mario Draghi vai avançar com um plano “histórico” para resgatar a economia do país da pandemia e corrigir fragilidades estruturais duradouras, no valor de 261,1 mil milhões de euros de fundos principalmente provenientes da União Europeia, revela a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O chefe de governo e antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE) vai discursar esta terça-feira de manhã na câmara baixa do parlamento italiano e endereçar a proposta ao Senado, a câmara alta italiana, ao final da tarde. Espera-se ainda que uma reunião de gabinete na quarta ou quinta-feira dê a aprovação final antes que a proposta italiana seja enviada a Bruxelas até ao prazo de 30 de abril.

As estimativas do governo italiano antecipam que as verbas comunitárias, através das subvenções e empréstimos, impulsionem a economia italiana em cerca de 3,6% até 2026. No que toca ao plano, cerca de 40% do financiamento de Itália será dirigido a projetos “verdes” e 25% para a transição digital, com a infraestrutura e a ferrovia a serem uma das principais prioridades. Ao mesmo tempo, o pacote desenhado pelo antigo presidente do BCE vem somar-se a mais de 170 mil milhões já aprovados em estímulos económicos desde o inicio da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi aposta 261 mil milhões de euros para redesenhar economia da Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião