Fundos europeus só pagam a 100% até fim do mês, avisa ministra da Coesão

  • ECO
  • 28 Abril 2021

As taxas máximas de cofinanciamento dos fundos europeus em maio voltam aos montantes normais.

A 30 de abril termina o prazo que dá às autarquias a possibilidade de verem os seus investimentos pagos na totalidade pelos fundos do Portugal 2020. A ministra da Coesão Territorial recordou, em declarações ao Expresso (acesso livre), que a partir de maio, as taxas máximas de cofinanciamento voltarão aos montantes normais.

“Desde julho de 2020 e até ao próximo dia 30 de abril — aproveitando a flexibilidade dada pela Comissão Europeia no âmbito da Iniciativa de Investimento de Resposta ao Coronavírus (CRII) — financiamos a 100% com fundos europeus dos programas operacionais regionais as despesas apresentadas em projetos de regeneração urbana, infraestruturas de saúde, educação e apoio à atividade empresarial, bem como equipamentos sociais”, referiu a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Uma vez que este prazo está a chegar ao fim, Ana Abrunhosa recomenda os municípios para aproveitarem “esta janela de oportunidade até dia 30” e beneficiarem “deste apoio adicional”. Uma “vantagem” que, na sua ótica, dá a estes concelhos a possibilidade de continuarem a “dedicar uma maior fatia dos seus próprios orçamentos à resposta mais imediata às crises pandémica, económica e social nos seus municípios”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos europeus só pagam a 100% até fim do mês, avisa ministra da Coesão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião