Jerónimo Martins dispara mais de 5% após resultados. Lisboa lidera ganhos na Europa

Empresa liderada por Pedro Soares dos Santos avança mais de 5%, levando a bolsa nacional a valorizar mais de 1%. PSI-20 brilha entre as bolsas na Europa.

Lisboa está em alta. A praça portuguesa destaca-se pela positiva entre as principais bolsas europeias, beneficiando da forte valorização das ações da Jerónimo Martins após a apresentação das contas do primeiro trimestre.

Enquanto o Stoxx 600 segue a ganhar 0,4%, em Lisboa o índice de referência avança 1,07% para cotar nos 5.070 pontos. Das 18 cotadas, 13 estão em alta, sendo que a dona do Pingo Doce lidera destaca os ganhos.

A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos avança 5,45% para cotar nos 14,895 euros, um ganho expressivo que é explicado pelas contas dos primeiros três meses do ano.

A Jerónimo Martins registou uma subida de 66% do lucro para os 58 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, com as vendas a subirem à boleia do negócio polaco da Biedronka. As vendas totais do grupo aumentaram 1,5% para 4.786 milhões de euros no mesmo período, sendo que a Polónia reforçou o estatuto de principal mercado: alcançou vendas de 3.388 milhões de euros.

Animada pela forte valorização da dona do Pingo Doce, a Sonae, que detém o Continente, está também em alta, a somar 0,8%, praticamente a mesma subida apresentada pela Galp Energia. A petrolífera beneficia da subida dos preços da matéria-prima para dar o seu contributo para a subida do PSI-20.

Na energia, ao contrário da Galp, EDP e EDP Renováveis seguem com quedas ligeiras, em torno de 0,1%, enquanto a Nos cai 0,4%. A liderar as descidas está a Novabase que cede quase 4%.

(Notícia atualizada às 8h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins dispara mais de 5% após resultados. Lisboa lidera ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião