Hoje nas notícias: Reformas estruturais, Justiça e carros

  • ECO
  • 30 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Com o fim do estado de emergência, o presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim defende que o teletrabalho devia deixar de ser obrigatório. Numa altura em que os crimes como a corrupção marcam a agenda pública, uma sondagem revela que a maioria dos portugueses considera que a Justiça não é capaz de investigar casos de corrupção. Um estudo sobre o sistema fiscal europeu no setor automóvel mostra que o Fisco arrecada 1.528 euros em impostos por carro. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Governo esconde reformas negociadas com Bruxelas

A versão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional disponibilizada publico não contempla a lista das reformas que o país terá de fazer, pormenores e o calendário com que o primeiro-ministro se vai comprometer perante a Comissão Europeia. Estes detalhes, negociados com Bruxelas, não constam no documento publicado para os cidadãos, que inclui apenas uma versão resumida destes compromissos. O Governo tem em vista revelar os pormenores depois de fechar as negociações com Bruxelas.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Maioria dos portugueses considera Justiça incapaz de investigar casos de corrupção

Quase dois terços dos portugueses consideram que a Justiça portuguesa não tem capacidade para investigar casos de corrupção, revela a sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias/Diário de Notícias/TSF. Ao mesmo tempo, 83% dos inquiridos diz que os políticos e altos cargos públicos não são devidamente fiscalizados.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

“Teletrabalho deixa de fazer sentido. Deveria ser revertido com o fim do estado de emergência”, diz Rios de Amorim

O presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim considera que os sucessivos estados de emergência penalizaram vários setores e defende que o teletrabalho devia acabar com o fim do estado de exceção. “As medidas do teletrabalho deixaram de fazer sentido”, afirma António Rios de Amorim em entrevista ao Diário de Notícias, acrescentando que “o regime do teletrabalho, no meu ponto de vista, deveria ser revertido com o fim do estado de emergência”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Algoritmo está a despedir “às cegas” trabalhadores da TAP

A TAP está a avançar para rescisões de contrato tendo por base um algoritmo para identificar trabalhadores que tenham faltas injustificadas. No entanto, este tem algumas falhas, por exemplo ao não distinguir faltas justificadas de injustificadas, denuncia o advogado António Garcia Pereira. O algoritmo foi criado pela Boston Consulting Group, consultora contratada pela companhia aérea para desenhar o plano de reestruturação.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Fisco arrecada 1.528 euros em impostos por carro

O Estado arrecada, por ano, 1.528 euros em impostos por cada automóvel, segundo um estudo da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. Este valor contempla impostos sobre a venda mas também sobre a circulação (IC) e sobre os próprios combustíveis (ISP). Globalmente, Estado arrecadou 9,6 mil milhões de euros em impostos sobre os automóveis em 2019. O estudo, que analisou 13 países, mostra que é na Bélgica que as receitas médias são maiores (3.187 euros por veículo), enquanto Grécia e Espanha ficam no fim da tabela (1.264 euros e 1.068 euros, respetivamente).

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Reformas estruturais, Justiça e carros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião