Merkel na Cimeira Social, mas apenas por videoconferência

  • ECO
  • 4 Maio 2021

Chanceler pediu para participar na cimeira apenas virtualmente. Em 2017 foi a única líder da União Europeia que não esteve presente na Cimeira Social na Suécia.

A chanceler alemã vai estar presente na Cimeira Social, que se realizará no Porto neste fim de semana, mas não fisicamente. Angela Merkel marcará presença apenas por videoconferência, como avança a imprensa internacional.

A Confederação Europeia de Sindicatos esperava que todos os líderes europeus marcassem presença nesta cimeira fisicamente pois “uma cimeira destas em formato online não terá sucesso”. Aliás, o secretário-geral, Luca Visentini lembrou a Cimeira Social de Gotemburgo (Suécia), em 2017, na qual estiveram presentes “todos os primeiros-ministros, exceto Angela Merkel, o que não enviou uma boa mensagem para a Europa e para os trabalhadores europeus”.

Mas se em 2017 Merkel não esteve, de todo, presente, o mesmo não acontecerá em 2021. Segundo o Politico, o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, disse que “tendo em conta a situação pandémica na Alemanha e as severas restrições sob as quais os cidadãos alemães têm atualmente de viver, a chanceler pediu para ter a possibilidade de participação digital”. Esse pedido já chegou a António Costa que convidou a líder alemã a participar por videoconferência.

O evento reunirá os chefes de Estado e de Governo, parceiros sociais e representantes das organizações de sociedade civil para chegar a um consenso político sobre a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, um conjunto de 20 princípios que visa contribuir para o progresso social através do apoio a mercados de trabalho e sistemas de proteção social justos e funcionais.

A falta de Merkel na Cimeira deste fim de semana junta-se a outro percalço provocado pela pandemia na presidência portuguesa da União Europeia, uma vez que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também não vai participar presencialmente na Cimeira UE-Índia, prevista para 8 de maio no Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel na Cimeira Social, mas apenas por videoconferência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião