Subscrição de nova dívida do FCP arranca dia 10. Conheça as datas da operação
Oferta pública de subscrição deverá ser de 35 milhões de euros em obrigações a 3 anos, mas ainda poderá ser alargada. Taxa de juro anual de 4,75% começa a cair nas contas dos investidores em novembro.
Após um interregno causado pelo impacto da pandemia nos mercados, estão de volta as emissões de obrigações junto de investidores de retalho. É a SAD do Futebol Clube do Porto (FCP) que vai fazer uma oferta pública de 35 milhões de euros, em obrigações a três anos, com uma taxa de 4,75%.
O anúncio foi feito esta terça-feira e a operação começa já na próxima segunda-feira, dia 10 de maio. O clube presidido por Pinto da Costa vai emitir um total de sete milhões de obrigações, tendo cada uma um valor de cinco euros. Caso cumpram as expectativas, os “azuis e brancos” ficarão com mais de 33 milhões de euros (retirando taxas, impostos e outras despesas) para refinanciar dívida mais antiga.
Mas o valor pode ser aumentado já que o FCP admite rever a oferta em alta até 18 de maio caso a procura o justifique. As ordens de subscrição devem ser apresentadas num montante mínimo de investimento de 1.500 euros (correspondente a 300 obrigações) e expressas em múltiplos de cinco euros até 21 de maio. Essa data é também o limite para que os investidores possam fazer alterações às ordens.
Nessa tarde, os intermediários financeiros vão enviar as últimas ordens à Euronext, onde serão apurados os resultados três dias depois. A liquidação física e financeira da oferta e a efetiva emissão das obrigações irá acontecer na semana seguinte, tal como a admissão à negociação na bolsa de Lisboa.
Depois disso, os investidores que fiquem com obrigações (se a procura superar a oferta, isso não é garantido e haverá lugar a rateio) irão receber o primeiro juro à taxa anual de 4,75% a 26 de novembro de 2021 e a última na data de reembolso, a 26 de novembro de 2023.
Este é o calendário completo da operação:
- 10 de maio de 2021 às 8h30: data de início do período de subscrição;
- 18 de maio de 2021: data limite para o emitente aumentar o montante global da oferta;
- 21 de maio de 2021 às 15h00: data limite para revogação e/ou alteração das ordens de subscrição;
- 21 de maio de 2021 às 15h00: fim do período de subscrição;
- 21 de maio de 2021 às 16h30: fim do período de transmissão de ordens à Euronext por parte dos intermediários financeiros
- 24 de maio de 2021: apuramento dos resultados pela Euronext em sessão especial de mercado regulamentado e divulgação dos resultados da Oferta;
- 26 de maio de 2021: liquidação física e financeira da Oferta e emissão das Obrigações FC Porto SAD 2021-2023 e data prevista para a respetiva admissão à negociação na Euronext Lisboa;
- 26 de maio e 26 de novembro de cada ano: data de pagamento de juros, sujeitas a ajustamento de acordo com a convenção do dia útil seguinte;
- 26 de novembro de 2023: data de reembolso, sujeita a ajustamento de acordo com a convenção do dia útil seguinte.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Subscrição de nova dívida do FCP arranca dia 10. Conheça as datas da operação
{{ noCommentsLabel }}