Comércio externo da China cresce 26,6% em abril

  • Lusa
  • 7 Maio 2021

As trocas comerciais entre a China e o exterior alcançaram o equivalente a 403,9 mil milhões de euros.

O comércio externo da China cresceu 26,6%, em abril, em relação ao período homólogo de 2020, quando a atividade económica no país paralisou, devido às medidas de prevenção contra a Covid-19.

As trocas comerciais entre a China e o exterior alcançaram o equivalente a 403,9 mil milhões de euros, de acordo com os dados dos serviços das alfândegas chinesas.

As exportações cresceram 22,2%, para o equivalente a 219,3 mil milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 32,2%, para o equivalente a 183,4 mil milhões de euros, indicaram.

O excedente na balança comercial da China fixou-se no equivalente a 35,9 mil milhões de euros, em abril.

Entre janeiro e abril, o comércio externo da China aumentou 28,5%, em termos homólogos.

O período homólogo de 2020 ficou marcado pelas medidas de prevenção contra a Covid-19, que paralisaram a atividade económica no país.

O comércio com a União Europeia, o maior parceiro comercial da China, aumentou 32,1%, entre janeiro e abril. As exportações cresceram 36,1%, em termos homólogos, enquanto as importações aumentaram 26,4%.

As trocas comerciais com os Estados Unidos aumentaram 50,3%, apesar da prolongada guerra comercial entre os dois países, que incluiu a imposição de taxas alfandegárias punitivas sobre produtos oriundos da China.

O país foi o primeiro a detetar casos de Covid-19 e a aplicar restritas medidas de prevenção, mas foi também o primeiro e repor a normalidade, fornecendo equipamento de proteção e médico a muitos países, que continuam a combater a epidemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comércio externo da China cresce 26,6% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião