Groundforce tenta afastar ex-CEO sem indemnização ou prémios

Paulo Leite tinha já cessado funções como CEO e os acionistas vão votar esta segunda-feira a destituição do cargo que ainda ocupava de administrador não executivo. O mandato terminaria no fim do ano.

O ex-CEO da Groundforce Paulo Neto Leite pode deixar, esta segunda-feira, de estar ligado à empresa de handling e o objetivo do acionista Alfredo Casimiro que vá sem direito a indemnizações ou prémios, sabe o ECO. Após ter sido afastado de funções de CEO, o gestor manteve-se como administrador não executivo.

Os acionistas da Groundforce — Pasogal (50,1%), TAP (43,9%) e PGA (6%) — vão reunir-se a partir das 16h para “deliberar sobre a destituição de administrador com justa causa e efeitos imediatos com fundamento na violação grave dos deveres de lealdade e de cuidado a que estava sujeito”, segundo a convocatória a que o ECO teve acesso.

Este administrador é Paulo Neto Leite que foi destituído das funções de CEO há um mês, tendo na altura o conselho de administração apontado ações que apelidou de “quebra de confiança” e uma “violação grave dos deveres de lealdade”. A razão não foi clara, mas estará relacionada com um desentendimento entre Leite e Casimiro no que diz respeito aos salários em atraso na Groundforce.

Foi o então CEO que anunciou o pagamento de parte da remuneração em falta e, mais tarde, viria a alinhar com a TAP contra Casimiro na votação da solução encontrada de sale and leaseback de equipamentos (que está agora a ser contestada). “Consciente das implicações das decisões que tomei, saberia que este dia iria chegar. Fiz tudo o que a minha consciência e os meus princípios me obrigaram e não me arrependo de um segundo sequer“, explicou então Paulo Neto Leite, numa comunicação aos trabalhadores.

A votação (que se espera favorável já que a Pasogal tem a maioria do capital) não pretende só afastar o gestor, mas também impedir que este receba qualquer indemnização pelo despedimento. Além disso, foram congelados prémios relativos às contas de 2019 devido à pandemia, dos quais 380 mil euros seriam para o CEO, 160 mil para cada um dos outros administradores e 1,2 milhões para os trabalhadores.

Estes montantes também poderão não ser pagos tal como as remunerações até ao fim do mandato (que só terminava a 31 de dezembro de 2021), o que poderá levar a uma contestação judicial entre as duas partes. Contactados pelo ECO, nem Paulo Leite Neto nem Alfredo Casimiro quiseram fazer comentários. Não se sabe também ainda quem irá entrar para a administração, mas o segundo ponto na agenda da AG é a deliberação sobre a “nomeação de administrador para o triénio em curso”.

Paulo Neto Leite foi escolhido, em julho de 2017, pelo próprio dono da Pasogal para chefiar a Groundforce. Com a chegada a CEO, substituindo Guilhermino Rodrigues, passaria a ser também vice-presidente do Conselho de Administração da Groundforce, que era (e ainda é) presidido por Alfredo Casimiro. Por enquanto, as funções de CEO estão a ser assumidas pelo empresário, que só deverá procurar um substituto quando a situação financeira da empresa estabilizar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Groundforce tenta afastar ex-CEO sem indemnização ou prémios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião