Notificadas mais de mil empresas por violação da lei de parentalidade

  • ECO
  • 8 Maio 2021

As autoridades estão a apertar a fiscalização ao gozo dos 20 dias obrigatórios após o nascimento de um filho, tendo detetado mais de mil empresas que terão violado a lei.

Mais de mil empresas foram identificadas por alegadas violações da lei da parentalidade. A Segurança Social e a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) apertaram a fiscalização ao gozo da licença parental obrigatória e, este ano, pela primeira vez, foi feito “um cruzamento massivo de dados”, avançou o Jornal de Notícias (acesso pago).

O número concreto é de 1.171 empresas notificadas. Em causa, os princípios do Código do Trabalho que determinam que, após o nascimento de um filho, o pai tira 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, de licença de parentalidade, sem contar com os cinco dias que têm de ser gozados logo a seguir ao parto, explica o jornal.

Citada, fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social deu conta de que o ACT está a acompanhar “de forma muito próxima a questão da parentalidade” e que têm sido realizadas “diversas ações inspetivas” nos últimos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Notificadas mais de mil empresas por violação da lei de parentalidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião