PRR tem 92 milhões para regularizar lares de idosos clandestinos

  • ECO
  • 11 Maio 2021

No Plano de Recuperação e Resiliência está prevista a criação de mais 1.800 centros de dia para idosos, com a verba para esta finalidade a superar os 21 milhões de euros.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem entre os seus objetivos o alargamento das respostas sociais para idosos que são geridas pelas instituições de solidariedade social e comparticipadas pelo Estado. De acordo com o Público (acesso pago), está previsto um investimento de 92 milhões de euros a ser usado para inovar respostas e para reabilitar e licenciar lares que têm estado fora do sistema, a realizar até 2026.

De acordo com o plano entregue em Bruxelas, espera-se que sejam criados mais 2.600 lugares em lares, através de um investimento superior a 92 milhões de euros. Uma quantia semelhante será, por sua vez, aplicada em 13 mil espaços desta natureza, com o objetivo de os tornar mais inovadores ou aptos para obter licenciamento. Prevê-se, também, que sejam criados mais 1.800 centros de dia para idosos, com a verba para esta finalidade a superar os 21 milhões de euros.

Um alargamento e renovação do serviço de apoio domiciliário também está previsto no PRR. Assim, o Executivo quer agora aplicar quase sete milhões de euros para criar mais 4040 vagas. Por sua vez, mais de 54 milhões de euros serão destinados à integração de mais 5.586 crianças em creches ou a contar com o apoio de amas. Também os serviços destinados a pessoas com deficiência serão reforçados, prevendo-se a canalização de mais de oito milhões de euros para a criação de 240 vagas em residência autónoma, enquanto outros 22 milhões de euros serão investidos na criação de mais 900 lugares à rede de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PRR tem 92 milhões para regularizar lares de idosos clandestinos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião