União Europeia diz estar disposta a dar mais tempo à AstraZeneca para entrega de vacinas
O advogado da UE revelou que o bloco poderia aceitar que o contrato completo, que previa a entrega de 300 milhões de doses da vacina, fosse cumprido até final de setembro.
Depois de ter imposto uma ação judicial, em abril, contra a AstraZeneca, motivada pelas falhas na entrega das vacinas destinadas aos países do bloco europeu, a União Europeia veio agora dizer que está disposta a ver o contrato assinado entre ambas as partes cumprido três meses mais tarde face ao que tinha sido acordado. Mas, para isso, a farmacêutica precisa entregar 120 milhões de doses até ao final de junho, avança esta terça-feira a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).
A informação terá sido avançada por um advogado que representa o bloco europeu, em declarações num tribunal belga, a propósito de um segundo processo judicial instaurado pela Comissão Europeia contra a AstraZeneca. Um processo que, de acordo com funcionários familiarizados com o caso, é apenas processual. Porém, a União Europeia pediu em tribunal uma compensação simbólica no valor de um euro, por causa da violação de contrato por parte da farmacêutica.
Um advogado da AstraZeneca queixou-se em tribunal de que o executivo da UE tinha lançado um segundo caso, dado que um primeiro, com vista a procurar eventuais sanções financeiras a serem aplicadas à farmacêutica, já tinha sido aberto. A isto o advogado representante da UE respondeu que o bloco poderia aceitar que o contrato completo, que previa a entrega de 300 milhões de doses da vacina, fosse cumprido até final de setembro, caso a empresa seja capaz de entregar 120 milhões de doses até final de junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia diz estar disposta a dar mais tempo à AstraZeneca para entrega de vacinas
{{ noCommentsLabel }}