Biotecnológica por detrás da vacina da Astrazeneca avança para IPO

A listagem de Nova Iorque valorizaria a Vaccitech em 613 milhões de dólares. A oferta pública inicial iria permitir à biotecnológica arrecadar 117 milhões de dólares.

A Vaccitech, a companhia que esteve por detrás da plataforma da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, anunciou esta segunda-feira que pretende encaixar 117 milhões de dólares com a oferta pública inicial (IPO) nos EUA, numa operação que avaliaria a empresa em 613 milhões de dólares (507 milhões de euros), segundo o Financial Times (acesso condicionado).

A startup de biotecnologia angariou recentemente 168 milhões de dólares (139 milhões de euros) de investidores como M&G Investment Management, a empresa chinesa Tencent, e a Gilead Sciences, uma empresa de biotecnologia sediada na Califórnia, ficando com uma avaliação de cerca de 425 milhões de euros. Um mês depois, com o IPO em Wall Street, prepara-se para registar uma valorização de 44%.

A empresa com sede em Oxford tem direitos sobre 1,4% das vendas líquidas geradas pela vacina da AstraZeneca se começar a ser vendida com fins lucrativos após o fim da pandemia.

A Vaccitech nunca teve qualquer resultado positivo, tendo registado prejuízos de 17,9 milhões de dólares no último ano, com as contas a serem penalizadas pelos encargos com investigação e desenvolvimento e com o staff.

A Oxford Sciences Innovation, a empresa de capital de risco que comercializa propriedade intelectual da Universidade de Oxford, é a maior acionista da Vaccitech, com uma participação de 29% antes da oferta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biotecnológica por detrás da vacina da Astrazeneca avança para IPO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião