Representante do Lone Star assessorou Fundo de Resolução na venda do Novo Banco

Evgeny Kazarez, atual presidente da subsidiária que representa o Lone Star no capital do Novo Banco, disse no Parlamento que fez parte da equipa que assessorou o FdR na venda da instituição em 2017.

Antes de ser presidente da Nani Holdings, a subsidiária do Lone Star que detém a participação no Novo Banco, Evgeny Kazarez era membro da equipa do Deutsche Bank em Londres que assessorou o Fundo de Resolução na venda do banco ao fundo norte-americano. A informação foi revelada pelo próprio numa audição no Parlamento.

Kazarez explicou que, além de representar a Nani Holdings atualmente, é funcionário da Hudson Advisers. Mas, antes de entrar nesta empresa, “fazia parte de uma equipa responsável por assessorar instituições financeiras em transações estratégicas”.

“Como parte dessa equipa, trabalhei em algumas transações em Portugal e fui parte da equipa do Deutsche Bank que assessorou o Fundo de Resolução na venda do Novo Banco”, disse aos deputados na comissão de inquérito ao Novo Banco, quando questionado nesse sentido pela centrista Cecília Meireles.

Por outras palavras, o responsável que atualmente representa o comprador Lone Star, anos antes, participou na equipa que assessorou o vendedor, o Fundo de Resolução.

Questionado sobre potenciais conflitos de interesse, Kazarev disse que a Nani Holdings, enquanto entidade regulada, levou a que tivesse de ser alvo de uma avaliação do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu, pelo que diz ter feito “todas as divulgações” necessárias sobre as suas funções anteriores e atuais.

Na mesma audição, questionado sobre eventuais passagens de quadros da Hudson Advisers para o Novo Banco, Kazarev admitiu ter conhecimento de uma funcionária que “demitiu-se da Hudson Advisors” e “aproveitou uma oportunidade de emprego no Novo Banco”.

A pessoa em questão, revelou, é Miriam Forte, que, alegadamente, é hoje “diretora do departamento de recuperação” do Novo Banco. No LinkedIn, Miriam Forte surge como diretora de recuperação de crédito corporativo desde abril de 2021, sendo antes vice-presidente da Hudson Advisors.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Representante do Lone Star assessorou Fundo de Resolução na venda do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião