Fortuna de Donald Trump encolheu 700 milhões num só ano

  • Marta Santos Silva
  • 29 Setembro 2016

A estimativa é da revista Forbes, que vem contrariar as declarações frequentes do candidato à Casa Branca acerca do seu "enorme rendimento".

Donald Trump pode dizer que tem uma fortuna “acima dos dez mil milhões de dólares”, mas nem a Forbes nem a Bloomberg alguma vez concordaram com esse valor. E agora uma nova estimativa da Forbes mostra que a riqueza do multimilionário diminuiu em 712 milhões de dólares só desde 2015.

A Forbes acompanha a riqueza de Donald Trump, magnata do imobiliário e atual candidato republicano à Casa Branca, há mais de 30 anos, e a sua atualização mais recente do património líquido de Trump fixou-se nos 3,2 mil milhões de euros — uma queda de 712 milhões relativamente ao ano passado.

A revista refere que esta redução na fortuna de Trump se deva a um aumento da oferta e diminuição da procura no mercado imobiliário de Nova Iorque, que é um aspeto central no património do candidato. A icónica Torre Trump, em Manhattan, foi um dos edifícios cujo valor caiu no último ano.

O candidato republicano tem como um dos pontos centrais da sua campanha o facto de ser um empresário de sucesso com uma fortuna que supera os dez mil milhões de dólares (cerca de nove mil milhões de euros), mas revistas como a Forbes e a Fortune, assim como a Bloomberg, estimam todas que o património líquido do empresário estará mais próximo dos três mil milhões.

A disparidade entre os valores, relembra a BBC, dever-se-á ao valor que é atribuído à marca “Trump”, que o empresário estima estar próximo dos 2,9 mil milhões de euros, muito acima da avaliação feita pelas publicações especializadas. Trump já criticou várias vezes a imprensa “terrível” e “desonesta” por desvalorizar o seu património.

As declarações fiscais de Trump têm estado no centro da discussão pública agora que a corrida à Casa Branca entra nas suas últimas semanas. Donald Trump quebrou a tradição mantida ao longo de várias décadas pelos candidatos à presidência, que têm divulgado as suas declarações de impostos, levantando especulação de que o candidato terá algo a esconder.

No debate presidencial desta segunda-feira, onde Donald Trump se vangloriou dos seus “enormes rendimentos”, Hillary Clinton sugeriu que talvez Trump não fosse “tão rico como diz que é”. A divulgação das declarações permitiria conhecer os rendimentos de Trump, mas não daria uma visão clara do seu património nem das suas dívidas.

Trump afirma que está a ser sujeito a uma auditoria e que está disposto a revelar as declarações quando esta terminar, apesar de a autoridade tributária norte-americana já ter dito publicamente que não existe nenhum impedimento à divulgação de declarações fiscais durante esse processo.

Editado por Paulo Moutinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fortuna de Donald Trump encolheu 700 milhões num só ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião