Há 12 concelhos em risco de recuar no desconfinamento. Veja quais

São 12 os concelhos que, embora não tenham sido agora forçados a recuar no desconfinamento, estão em risco de o fazer na próxima semana.

Depois da reunião do Conselho de Ministros, que teve lugar esta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que há 12 concelhos que, caso registem um desempenho negativo pela segunda vez consecutiva, terão de abrandar no desconfinamento. A próxima atualização do Governo será conhecida daqui a uma semana. Adicionalmente, dois concelhos recuaram, três avançaram e um ficou na mesma fase do desconfinamento.

A ministra da Presidência começou por dizer que “há 7 concelhos em alerta que se mantêm, há 5 concelhos que passam a estar em situação de alerta e há 14 concelhos que deixam de estar em alerta”. Ou seja, são 12 os que ficam em alerta. “Isto significa que temos mais concelhos a sair do que a entrar [nesta lista de alerta] e esse é um retrato da melhoria geral do país”, declarou.

Os 12 concelhos em causa tiveram uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, ou seja, encontram-se na zona laranja da matriz de risco, que guia o Governo neste desconfinamento. Caso volte a acontecer na próxima semana, estes concelhos serão mesmo obrigados a voltar para a fase anterior do plano de desconfinamento do Governo.

Os concelhos em alerta são:

  • Albufeira
  • Alvaiázere
  • Castelo de Paiva
  • Fafe
  • Golegã
  • Melgaço
  • Montalegre
  • Oliveira do Hospital
  • Torres Vedras
  • Vale de Cambra
  • Vila Nova de Poiares
  • Odemira

Como tem acontecido nas últimas semanas, Portugal está a desconfinar a diferentes “velocidades”, apesar da maior parte do país se encontrar na última fase do plano do Executivo de António Costa. Se alguns estão em risco, outros concelhos tiveram mesmo de recuar, como Arganil e Lamego. Resende continuou na mesma fase onde estava.

Face à semana passada alguns concelhos (Carregal do Sal, Cabeçeiras de Basto e Paredes) que tinham recuado conseguiram, em apenas uma semana, melhorar a situação epidemiológica a ponto de acompanharem o resto do país.

A estratégia de avaliação semanal deverá estar em vigor, conforme já tinha referido o primeiro-ministro, pelo menos até final do mês — que é quando todas as pessoas com mais de 60 anos já deverão estar vacinadas contra a doença.

(Notícia atualizada às 16h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 12 concelhos em risco de recuar no desconfinamento. Veja quais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião