Covid-19: Há nove casos de variante indiana em Portugal

O mais recente relatório da DGS e do INSA identifica 9 casos em Portugal associados à variante da Índia até 12 de maio. Neste momento, "não parece existir transmissão comunitária" desta variante.

O relatório que monitoriza as linhas vermelhas para a COVID-19 elaborado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), divulgado esta sexta-feira, revela que até 12 de maio foram identificados nove casos da variante associada à Índia, mais dois do que no balanço anterior.

Até 12 de maio, foram identificados nove casos da variante B.1.617 (associada à Índia), sete casos da linhagem B.1.617.1 e dois casos da linhagem B.1.617.2″, lê-se no relatório, sendo que esta última linhagem “tem mostrado maior disseminação na Índia e no Reino Unido”. Os britânicos ponderam acelerar a administração da segunda dose da vacina na sua população dada a preocupação com a disseminação da variante indiana em determinadas regiões.

Em Portugal, a conclusão é de que, neste momento, “dado que foi identificada a história de viagem ou contacto com casos confirmados desta variante para todos os casos parece não existir, atualmente, transmissão comunitária ativa desta variante“. Para já, não foi identificado nenhum óbito em território nacional associado a esta variante.

Três casos foram identificados na região do Centro, cinco casos na região de LVT [Lisboa e Vale do Tejo] e um caso na região autónoma dos Açores, num total de cinco concelhos“, descreve o relatório. Os especialistas escrevem ainda que “os dados genéticos sugerem a existência de introduções distintas no país”.

O relatório alerta, porém, que já foram identificados casos de infeção fruto desta variante em vários países da União Europeia e que, apesar de a maioria estar associado a viagens em países onde a circulação comunitária é “elevada”, alguns países europeus já assumem a “possibilidade de circulação comunitária desta variante”.

Em Portugal, a maioria dos casos continua a estar ligada à variante B.1.1.7 (associada ao Reino Unido), sendo responsável por 91,2% do casos.

O relatório revela ainda que o número de testes à Covid-19 realizados nos últimos sete dias desceu. A proporção dos testes positivos foi de 1,1%, abaixo do objetivo de 4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Há nove casos de variante indiana em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião