60% das doses de vacinas administradas em apenas três países

Do total de doses administradas, quase três quintos foram destinadas à inoculação dos habitantes de apenas três países. São eles a China, Estados Unidos e Índia.

60% do número total de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas em apenas três países, avança o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). Isto numa altura em que, de acordo com cálculos realizados pela AFP, um total de 1.500.017.337 doses de vacinas já foram dadas aos cidadãos de 210 países e territórios.

Do total de doses administradas, quase três quintos foram destinadas à inoculação dos habitantes de três países: a China (421,9 milhões), os Estados Unidos (274,4 milhões) e a Índia (184,4 milhões).

Por sua vez, em território israelita quase seis em cada 10 residentes foram completamente vacinados, enquanto 32% dos europeus receberam uma dose da vacina contra a Covid-19. Nos países mais pobres, a percentagem de pessoas vacinas é substancialmente inferior, algo que tem merecido alertas por parte da OMS.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que existe um défice na ordem das 190 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, até ao fim de junho, para o mecanismo de distribuição Covax, que tem o objetivo de promover a inoculação das populações de países pobres ou em desenvolvimento.

O Instituto Serum da Índia — país que tem sido largamente afetado pela pandemia nos tempos recentes, tendo já sido registado um recorde de 4.329 óbitos por causa da doença em apenas 24 horas — adiantou, na terça-feira, que espera voltar a exportar vacinas até final do ano, retomando uma linha de abastecimento para muitos países mais pobres e em desenvolvimento, como é o caso de muitos países africanos e do Brasil.

Por sua vez, os Estados Unidos tinham já anunciado, no início desta semana, que irão enviar um total de 80 milhões de doses para países terceiros até ao final de junho, como parte do compromisso do país em ajudar outros países mais necessitados no combate à pandemia, quando é atualmente o segundo país do mundo com mais doses de vacinas administradas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

60% das doses de vacinas administradas em apenas três países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião