Sabe qual é a sua inflação? BCE tem uma calculadora

  • Lusa
  • 20 Maio 2021

A partir do seu cabaz de bens e serviços, o BCE permite que os cidadãos do espaço do euro saibam qual a sua inflação.

O BCE criou uma ferramenta interativa que permite aos cidadãos da Zona Euro calcular a sua própria taxa de inflação a partir do seu cabaz de bens e serviços e compará-la com a taxa no respetivo país.

O BCE (Banco Central Europeu) informou que também lançou uma publicação interativa no seu site em todas as línguas da Zona Euro, que analisa a inflação de uma perspetiva estatística.

Explica em detalhe o que é a inflação e como é medida pelos institutos de estatística a nível nacional e europeu.

Ajuda também a esclarecer como a inflação é um elemento incluído no quadro das competências dos bancos centrais e como é acompanhada pelo BCE.

Também “explica porque é que os cidadãos podem perceber que a inflação é maior ou menor do que a taxa de inflação oficialmente medida”.

A publicação apresenta estatísticas de inflação fáceis de compreender utilizando gráficos interativos que permitem comparar as taxas de inflação entre países e oferecer uma visão mais detalhada dos bens e serviços incluídos no “cabaz de compras” utilizado para calcular oficialmente a inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe qual é a sua inflação? BCE tem uma calculadora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião