“É provável” que certificado covid chegue em junho, diz Siza Vieira
O ministro da Economia, em entrevista à TVI 24, disse que o certificado Covid é uma iniciativa muito positiva, ao permitir avaliar a "circunstância pessoal" de cada viajante.
Pedro Siza Vieira reconheceu a possibilidade do certificado digital da covid-19 ser implementado já no próximo mês. Em entrevista à TVI 24, esta segunda-feira, o ministro da Economia destacou a importância da existência de critérios unânimes que permitam a circulação de pessoas dentro do bloco europeu.
Sobre a intenção anunciada pelo governo francês, de implementar este documento comum já a partir de junho, o ministro respondeu que se trata de uma iniciativa muito positiva e cuja ocorrência “é provável”.
Considerando que é necessário definir um “critério de acesso comum” de estrangeiros ao mercado interno, Siza Vieira atribui uma enorme importância à criação de regras uniformes que possibilitem a abertura de fronteiras dentro do bloco europeu.
É neste sentido que surge o certificado digital da Covid-19, que permite avaliar a “circunstância pessoal” de cada viajante, indicando, precisamente, se foi alvo de um teste de despiste à doença ou se já se encontra imunizado.
Em relação ao caso particular do turismo nacional, o ministro da Economia fez ainda questão de referir que a “imagem de Portugal nos mercados externos é excelente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“É provável” que certificado covid chegue em junho, diz Siza Vieira
{{ noCommentsLabel }}