Sonae vende Maxmat a cimenteira do grupo BME e encaixa 65 milhões

Sonae MC vai alienar 50% do capital da Maxmat a cimenteira que detinha já restantes 50%. Operação que deve ser concluída no terceiro trimestre traz encaixe de 65 milhões de euros.

A Sonae chegou a acordo para vender a participação que ainda detinha da Maxmat, de 50%, à cimenteira Cimentos Estrada Pedra, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira. Transação deverá dar encaixe de 65 milhões de euros à Sonae.

A subsidiária Sonae MC vai alienar a participação de 50% no capital social da Maxmat à Cimentos Estrada Pedra, “uma entidade integralmente detida pela Building Materials Europe (Grupo BME), que já detém os restantes 50% do capital social” da empresa, adianta a retalhista, no comunicado enviado à CMVM.

A alienação da empresa de bricolage e construção Maxmat, que tem uma rede de 30 lojas, com 500 colaboradores e registou um volume de negócios de 116 milhões de euros em 2020, deverá resultar num “encaixe de aproximadamente 65 milhões de euros para a Sonae MC”.

A expectativa é que esta operação seja concluída no terceiro trimestre deste ano, sendo que está ainda sujeita à “satisfação das condições usuais”, nomeadamente a aprovação da autoridade da concorrência.

“Após uma longa e bem-sucedida parceria, a Sonae MC e o Grupo BME acordaram nos termos desta transação, que permitirá à Sonae MC fortalecer o seu balanço e continuar a gerir ativamente o seu portfólio”, sinaliza a retalhista. As empresas “manterão uma relação próxima no futuro, sendo que a Maxmat continuará a alavancar a rede da Sonae MC para apoiar” o plano de expansão, acrescenta.

No âmbito desta operação, a sociedade de advogados PLMJ assessorou a Cimentos Estrada Pedra. A equipa que acompanhou a transação incluiu o sócio Duarte Schmidt Lino, os associados sénior Nuno Serrão Faria e Pedro Menezes Cardoso, o associado Tomás Cardoso e Cunha e a estagiária Sara Alves Lourenço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae vende Maxmat a cimenteira do grupo BME e encaixa 65 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião