EDP Renováveis e Galp atiram PSI-20 para o vermelho

Lisboa contrariou o sentimento positivo na Europa justificado pelas expectativas de que o BCE reforce a compra de dívida no âmbito do programa de emergência pandémica ao longo do terceiro trimestre.

A bolsa de Lisboa quebrou uma série de quatro semanas de valorizações, tendo fechado em terreno negativo. O índice PSI-20 recuou 0,13% para 5.242,32 pontos na sessão desta sexta-feira, a contrariar o sentimento positivo que se vive na Europa.

A penalizar o índice estiveram a EDP Renováveis, que recuou 0,21% para 19,50 euros, apesar de ter anunciado a entrada num novo mercado. A empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade vai entrar no mercado chileno, lançando-se com um investimento de até 38 milhões de dólares na aquisição de um portefólio solar de 628 MW no país. O arranque das operações é esperado entre 2023 e 2025 e a empresa está otimista com as perspetivas.

Já a casa-mãe EDP subiu 0,93% para 4,778 euros por ação. Quanto às restantes cotadas do índice, a Galp Energia caiu 0,24% para 10,285 euros. Também a Nos cedeu 1% para 2,962 euros e a Altri desvalorizou 1,2% para 5,83 euros.

Na Europa, o Stoxx 600 subiu 0,57%, enquanto a bolsa espanhola IBEX 35 avançou 0,41%, a francesa CAC 40 valorizou 0,75% e a alemã DAX 30 valorizou 0,74%. A justificar o otimismo estão as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) reforce a compra de dívida pública e privada, no âmbito do programa de emergência pandémica a partir do terceiro trimestre do ano, o que poderá ser anunciado na próxima reunião, a 10 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis e Galp atiram PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião