PSI-20 no verde. BCP acelera, mas BPI afunda

  • Rita Atalaia
  • 6 Fevereiro 2017

A bolsa nacional pode já não estar a subir quase 3% -- como aconteceu no final da semana passada -- mas continua no verde. E graças à energia. Na banca, o BCP acelera, mas o BPI afunda 5%.

A bolsa nacional continua no verde. Apesar de já não estar a registar ganhos de quase 3% — que se deveram a um ajuste técnico — o PSI-20 começou a semana a subir 0,1%. E graças à energia, com o grupo EDP a animar os ganhos. Apesar de o BCP estar hoje a valorizar, o mesmo não se pode dizer do BPI. O banco liderado por Fernando Ulrich afunda mais de 5%.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu em alta de 1,11% para 4.628,05 pontos. Isto depois de ter disparado quase 3% no final da semana passada devido a um ajuste técnico dos direitos do BCP. Hoje, a subida está a ser patrocinada pelo setor energético, com a EDP a ganhar 0,3% para 2,71 euros e a EDP Renováveis 0,17% para 6,06 euros. Também a Galp Energia está a dar o seu contributo para o desempenho do índice nacional ao apresentar uma valorização de 0,1% para 13,85 euros.

Na banca, depois do sucesso do aumento de capital, o BCP sobe 2,92% para 17,3 cêntimos, acompanhando o otimismo dos pares europeus depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter ordenado na sexta-feira uma revisão à lei de Dodd Frank, um pacote legislativo aplicado em 2010 para reforçar a supervisão bancária no rescaldo da crise financeira global. “Um Wall Street desregulado vai criar um nova onda de otimismo a curto prazo”, diz a analista da CMC Markets Margaret Yang à Bloomberg.

Mas o BPI não está a acompanhar. O banco liderado por Fernando Ulrich começou a sessão a afundar 5,39%. Agora, os títulos caem 4,42% para para 1,08 euros. Isto numa altura em que estamos perto da conclusão da OPA que o Caixabank lançou ao banco. Os investidores preveem um bom resultado para a instituição espanhola e estão a excluir do seu portefólio uma ação que terá menos liquidez.

Ainda numa maré verde, destaque para a Jerónimo Martins. A retalhista avança 0,44% para 15,89 euros. A Mota-Engil também continua a subir depois de ter confirmado que obteve um contrato de mil milhões de euros na Tanzânia. A construtora avança 0,36% para 1,65 euros.

(Notícia atualizada às 08h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 no verde. BCP acelera, mas BPI afunda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião