Hoje nas notícias: Critérios de risco, Web Summit e Casimiro
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os critérios de risco da Covid-19 nos concelhos com baixa população vão ser ajustados, sendo revelados na reunião do Conselho de Ministros. O Governo está confiante na retoma do turismo, com a secretária de Estado do Turismo a prever que o país conseguirá captar vários eventos como a Web Summit. Em ano de autárquicas, uma sondagem mostra que os portugueses estão satisfeitos com os autarcas, com apenas 27% a dar nota negativa. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
Governo ajusta critérios de risco para territórios de baixa densidade
Os critérios de risco para os concelhos de baixa densidade populacional deverão ser ajustados, nomeadamente no que diz respeito à média de novos casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias. O Conselho de Ministros também deverá avançar com novo plano de regras sanitárias que vigorarão a partir de 14 de junho. Já a matriz de risco deve permanecer inalterada.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
“Vamos conseguir ter muitas ‘Web Summits’ com milhares de pessoas”, diz Rita Marques
Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, mostra-se confiante na retoma do turismo e na posição de Portugal na atividade dos eventos, à medida que a pandemia abranda, reiterando que “vamos conseguir ter muitas ‘Web Summits’ com milhares de pessoas juntas. Isto já que, com a vacinação, “temos uma janela que se vai começar a abrir, novamente, de atividade da indústria dos eventos”. Quanto às moratórias, Rita Marques adianta que “estão em créditos bancários cerca de cinco mil milhões de euros para o setor do turismo, isto é, dívida contratualizada na fase pré-pandemia”.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Portugueses satisfeitos com o desempenho dos seus autarcas
Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias indica que a maioria dos portugueses está satisfeita com o desempenho dos seus autarcas. 50% dá nota positiva enquanto 27% dão nota negativa. Na Área Metropolitana do Porto é onde a satisfação com a gestão autárquica é maior (59%) e a insatisfação (23%) menor. Na Área Metropolitana de Lisboa as avaliações positivas continuam a ser maioritárias (45%), mas são menos expressivas, existindo mais notas negativas (26%).
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Casimiro obrigado pelo tribunal a pagar renda ao Estado
O dono da Groundforce foi obrigado pelo tribunal cível de Lisboa a pagar as rendas futuras pela utilização dos imóveis da Imofundos no Loures Business Park por parte da sua empresa Kashmir. A renda mensal é de 50 mil euros e será guardada na ação de despejo que a Imofundos interpôs contra a Kashmir. A Imofundos alega que a empresa de Casimiro tem uma dívida de cinco milhões de euros em rendas.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Menos de 1% paga ao Fisco por débito direto
O pagamento de imposto à Autoridade Tributária por débito direto não cativou os portugueses. Menos de 1% dos contribuintes usa esse método, o que acaba por incluir menos de 1% da receita fiscal. Esta funcionalidade foi lançada em 2018 e permite que os contribuintes autorizem o Fisco a cobrar imposto de forma automática. Em 2020, os contribuintes usaram o débito direto para pagar 176 milhões de euros de IVA, IRS, IRC, IMI e IUC. O número de aderentes foi de 131.375.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Critérios de risco, Web Summit e Casimiro
{{ noCommentsLabel }}