Recuperados da Covid podem criar anticorpos para toda a vida

As pessoas que tiveram exposição natural ao vírus SARS-CoV-2, mesmo quem teve sintomas ligeiros, poderão ter produzido anticorpos contra a doença para toda a vida, revela um novo estudo.

Muitas pessoas que foram infetadas pelo vírus SARS-CoV-2, mesmo quem desenvolveu apenas sintomas ligeiros, poderá ter produzido anticorpos contra a doença para o resto da vida, revelou um estudo divulgado pela revista científica Nature (acesso livre, conteúdo em inglês).

A Universidade de Washington, nos EUA, realizou um estudo em que analisou amostras de sangue de 77 pessoas. Deste universo, seis pacientes tinham sido hospitalizados, mas os restantes tiveram apenas sintomas leves da doença.

Os investigadores concluíram que a imunidade ao vírus através da exposição natural pode ser bastante duradoura, uma vez que detetaram que as células protetoras na medula óssea em pessoas recuperadas pela Covid-19 permanecem durante meses no organismo ou até mesmo para sempre.

Este estudo revela que os anticorpos sofrem uma diminuição acentuada quatros meses após a infeção, mas as células que produzem anticorpos permanecem na corrente sanguínea 11 meses depois de as pessoas terem estado infetadas. Esta é a primeira vez que um estudo aponta que mesmo que os anticorpos não sejam suficientes, o sistema imunitário tem capacidade para produzir mais anticorpos, ao ativar as células B de memória.

Não obstante, uma das grandes questões que fica ainda sem resposta é se as novas variantes poderão alterar esta resposta imunológica do organismo e atenuar os efeitos protetores dos anticorpos ao longo dos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recuperados da Covid podem criar anticorpos para toda a vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião