Eli Lilly pede aprovação para tratamento de anticorpos contra a Covid-19

A farmacêutica Eli Lilly anunciou ter obtido resultados satisfatórios num tratamento à base de anticorpos contra a Covid-19. É direcionado a doentes que apresentem sintomas fracos a moderados.

A Eli Lilly requereu aprovação regulatória nos EUA para um tratamento experimental contra a Covid-19 à base de anticorpos. O medicamento foi gerado a partir de amostras de sangue de um dos primeiros sobreviventes da doença no país e pode ajudar quem tenha sido recentemente diagnosticado com o novo coronavírus e apresente sintomas fracos a moderados, apontou a empresa.

Segundo o The Wall Street Journal (acesso pago), a farmacêutica assegura que o medicamento — que tem o nome de código LY-CoV555 — gerou resultados positivos nos ensaios clínicos. O medicamento reduziu a taxa de hospitalização e idas às urgências nas pessoas que o tomaram ao abrigo desses estudos, comparativamente com o grupo a quem foi dado o placebo.

O pedido para a “utilização de emergência” deste medicamento foi submetido à Food and Drug Administration (FDA) e a Eli Lilly espera agora uma decisão da parte do regulador. A FDA deverá agora analisar os resultados dos ensaios e não é garantido que dê a sua aprovação. Mas, obtendo “luz verde”, a farmacêutica diz estar pronta para disponibilizar 100 mil doses ainda este mês e cerca de um milhão até ao fim do ano.

A Eli Lilly anunciou também que este medicamento pode gerar resultados ainda mais satisfatórios em conjugação com outro tratamento de anticorpos, reduzindo a carga viral, os sintomas e as hospitalizações nos doentes com Covid-19. A empresa prepara-se para pedir uma autorização para a combinação dos dois tratamentos, algo que deverá acontecer já no próximo mês de novembro.

Na sequência destes anúncios, as ações da Eli Lilly ganham 2,27% em Nova Iorque. Os títulos estão a cotar em 147,28 dólares cada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eli Lilly pede aprovação para tratamento de anticorpos contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião