Espanha quer comboio a ligar Madrid a Lisboa por Badajoz

  • ECO
  • 5 Junho 2021

Um movimento de empresários portugueses e espanhóis quer uma ligação ferroviária entre as duas capitais ibéricas através de Badajoz. A ligação pelo Norte está suspensa há 15 meses por causa da Covid.

Espanha está a propor a Portugal que a ligação ferroviária entre Madrid e Lisboa seja feita via Badajoz. A proposta foi feita por um movimento de empresas dos dois países através da empresa ferroviária espanhola Renfe à CP, segundo o Público, mas a empresa portuguesa preferia retomar o Lusitânia Expresso, que está suspenso há 15 meses por causa da pandemia, o qual fazia a ligação a Madrid através do Norte de Portugal.

Chama-se Corredor Sudoeste Ibérico e é um movimento de empresas espanholas e portuguesas que quer transformar a região num “novo eixo do desenvolvimento europeu e universal”. A proposta passa por prolongar a linha do Leste, o Talgo Madrid – Badajoz, até Lisboa, somando mais três horas de viagem ao percurso de quatro horas e 20 minutos no território espanhol.

Segundo os proponentes, nada impede em termos técnicos que esta ligação arranque já amanhã. Uma ligação diurna semelhante já existiu entre Madrid e Lisboa entre 1989 e 1995, a par do Lusitânia Expresso, que fazia o mesmo percurso durante a noite. Nesta nova versão, o comboio iria parar em Cáceres, Mérida, Badajoz, Elvas, Abrantes e Entroncamento. No futuro, a ideia é usar as linhas de alta velocidade que estão a ser construídas para encurtar a viagem entre as duas capitais ibéricas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha quer comboio a ligar Madrid a Lisboa por Badajoz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião