Popularidade de Costa escorrega em maio

  • ECO
  • 5 Junho 2021

Vários momentos polémicos do mês de maio terão afetado a popularidade do primeiro-ministro. Já o Presidente da República mantém-se imune aos problemas do Governo.

A popularidade do primeiro-ministro foi afetada fortemente pelo mês de maio, sofrendo uma baixa acentuada no barómetro da Aximage para o DN, JN e TSF. O saldo continua a ser positivo (50%), mas António Costa regista o valor mais baixo desde julho do ano passado, segundo os dados divulgados este sábado pelo Diário de Notícias.

O barómetro não explica o porquê desta mudança, mas há vários acontecimentos no mês de maio que podem ajudar a explicar, como o surto em Odemira e os problemas com a imigração e o trabalho forçado, o descontrolo dos festejos do Sporting em Lisboa e, pouco tempo depois, da final da Champions no Porto. Foram os eleitores mais velhos quem mais castigou Costa.

Já o Presidente da República é imune aos problemas do Governo. A popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa está 20 pontos percentuais acima da de António Costa, com a diferença a ser ainda maior quando se pede os portugueses para escolher entre um e outro: nesse caso, o Presidente vale quatro vezes mais do que o primeiro-ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Popularidade de Costa escorrega em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião