Falha na internet deixa vários sites em todo o mundo em baixo

  • ECO e Lusa
  • 8 Junho 2021

Vários sites em todo o mundo, incluindo o do ECO, estiveram em baixo esta manhã. Razão está num operador norte-americano que, basicamente, ajuda a acelerar certos sites.

Vários sites em todo o mundo, incluindo o do ECO, estiveram em baixo esta manhã, durante mais de meia hora. Sites como o Reddit, Twitch, Amazon, HBO Max, CNN, PayPal, várias páginas de jornais e até a do governo britânico e norte-americano estiveram inacessíveis. Fastly está na origem da falha, mas a empresa já assegurou que identificou e resolveu o problema.

No Twitter foram vários os internautas — incluindo as próprias empresas — a denunciarem estas falhas. “Grande parte da web está atualmente offline, incluindo Reddit, Twitch e (lamentavelmente) The Verge. Vamos mantê-lo informado”, escreveu o portal de notícias operado pela Vox Media no Twitter.

“O site e a app do The Guardian estão a ser afetados por uma grande falha de internet e estarão de volta o mais rapidamente possível”, escreveu o jornal britânico num tweet.

Os problemas nas páginas de meios de comunicação social, redes sociais e plataformas de compras em rede começaram por volta das 11 horas. Ao que foi possível perceber, a razão para estas falhas deverá estar numa avaria no Fastly, um operador norte-americano que, em termos simples, ajuda a acelerar certas páginas de internet, de acordo com o Tech Crunch (conteúdo em inglês). A própria empresa confirmou que estava a ter problemas. “De momento estamos a investigar o potencial impacto no desempenho dos nossos serviços CDN”, disse o Fastly.

Na plataforma de atualizações, a empresa escreveu às 11h57 que “o problema foi identificado” e que tinha sido feita uma “correção” ao mesmo, permitindo que grande parte dos sites voltasse a estar online. Segundo explicou a Fastly no Twitter, foi identificada uma configuração de serviço que provocou interrupções nos POP (milhares de pontos de presença) a nível mundial.

Apesar de os sites voltarem ao ativo, a empresa avisou que alguns clientes poderiam ter problemas com a velocidade do serviço.

(Notícia atualizada às 14h47 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falha na internet deixa vários sites em todo o mundo em baixo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião